Raramente é da preguiça que resultam novos projetos, mas algo de diferente aconteceu com o casal Cláudia Patrício e Pedro Ferreira em maio de 2017. Decidiram sair de Lisboa para dar um passeio e foram descendo em direção ao sul, sem rota definida.
À noite, o cansaço bateu e decidiram procurar um sítio para dormir, mas o que queriam mesmo era ficar a desfrutar mais umas horas da paragem que tinham à frente. Mas o carro não era propriamente o sítio mais confortável para passar a noite.
Foi então que se questionaram: e se o carro fosse algo mais do que apenas um carro? Dessa forma já poderiam ir para onde quer que fosse, sem reserva ou necessidade de ficarem confinados (palavra que agora tememos) a um hotel, tendo assim a oportunidade aproveitar um sunset ou céu estrelado em qualquer lugar.
Da ideia para a prática, decidiram criar uma carrinha que fosse para todo o lado e se convertesse numa campervan. Dois anos depois, em 2019, o sonho concretizou-se e agora Cláudia e Pedro são os responsáveis pelo conceito da VanBox — nome que resulta da conjugação de Van, de campervan, e Box, uma vez que o projeto "assenta na modularidade de uma caixa que é transportada no interior da van que se transforma numa zona de lazer e de dormir, otimizando desta forma o espaço e criando assim um conceito original", explicam à MAGG.
E este conceito irreverente pode vir a ser uma mais valia nos tempos que correm: "Numa altura sensível, em que é necessário continuar a ser prudente e em que a mobilidade para férias é reduzida, é preciso fazer escolhas que nos permitam viajar em segurança sem nos privar da nossa liberdade e tranquilidade", referem os proprietários. A VanBox está certificada pelo Turismo de Portugal com o selo Clean & Safe e oferece ainda aos clientes um kit de segurança composto por uma máscara de proteção respiratória individual e um frasco de álcool gel.
Irreverente também é o percurso de Pedro e Cláudia, que nada tem que ver com turismo. Ele é engenheiro informático de formação e trabalhou 15 anos como bancário e ela é formada em psicologia educacional, chegando a exercer funções na área, mas atualmente é diretora comercial e de marketing.
De fora para dentro: o que caracteriza cada VanBox?
Para o casal, o design foi um dos maiores desafios do projeto. Contudo, costuma dizer-se que duas cabeças pensam melhor do que uma, por isso, a dois idealizaram e passaram para o papel um esboço do que pretendiam: uma campervan pequena em tamanho, mas com enormes possibilidades. Essas foram então garantidas pela Box.
"O desafio seguinte foi encontrar um veículo de classe 1 com consumo de combustível similar ao de uma viatura do quotidiano. Depois de adicionadas as duas variáveis core do projeto, passámos à implementação e projeto de homologação que muito nos orgulha por ter sido possível", explica Pedro Ferreira e a Claúdia Patrício à MAGG.
A VanBox está ainda ligada a um conceito focado na Portugalidade, para o qual foram "desenvolvidos vários selos de algumas localidades mais emblemáticas de Portugal, que se encontram representadas em todo o nosso merchandising", referem.
Todas as Van’s estão equipadas de forma igual, o que difere é apenas o layout. O casal, "talvez por ser mais instagramavel", dizem, gostam particularmente da Blue Vanbox — a campervan de cor azul que "significa tranquilidade, serenidade e harmonia" e "simboliza a água, o céu e o infinito", conforme descrito no site.
Além da azul, há também a Van amarela, preta, coral e verde. Já lá dentro, há um mundo de coisas que fazem destas Van’s uma casa com tudo aquilo de que precisa para uns dias de férias. Quer cozinhar umas amêijoas à bulhão pato acompanhadas de uma cerveja fresca? Saiba então que na van há fogão e frigorífico e ainda kits de refeição e de cozinha.
Já na hora de dormir, apesar de por fora parecer uma simples carrinha onde não há espaço para nada, Pedro e Cláudia não deixaram o conforto e segurança escapar: "Conseguimos com muito engenho adaptar a nossa 'box', uma caixa que facilmente se converte numa confortável cama ou sofá", explicam.
Para quem é a VanBox?
Acima de tudo é para quem procura uma experiência diferente, longe de estrelas dos sites de reserva, mas mais próxima das estrelas que se veem a olho nu no sistema solar e que podem ser vistas através do teto panorâmico da van. Mas a VanBox é para mais do que uma experiência.
"O nosso propósito é ter uma maior abrangência, uma vez que pela versatilidade e urbanidade das nossas Vans é possível não só fazer as surf trips tipicamente realizadas por uma faixa etária mais jovem, mas também as visitas aos locais mais urbanos do país sem esquecer o interior", referem os responsáveis pelo projeto.
Afinal, o que é que se vive estrada fora numa VanBox que numa autocaravana normal ou numas férias tradicionais, nos típicos hotéis com piscina e vista mar, não seria possível? "É possível viajar no campo e na praia (como com qualquer autocaravana tradicional) mas também, pelas dimensões da Van, explorar o contexto urbano pela manobrabilidade e facilidade de condução". Já que falamos em contexto urbano, há outra questão que se levanta: o estacionamento.
Posso estacionar a van em qualquer lugar?
"É possível estacionar e visitar qualquer cidade, estacionando em qualquer lugar como uma viatura normal", esclarecem Pedro e Cláudia. Já de noite, os condutores e aventureiros da van, devem optar por "pernoitar nos locais apropriados para o efeito", referem. Ainda assim, o local fica ao critério de cada um, entre múltiplas opções estratégicas que vão desde a escolha da paisagem à gastronomia local.
"Pela pluralidade característica do nosso país não podemos enumerar só um local ou zona, temos toda a área costeira desde a península de Tróia até ao sotavento Algarvio, para norte as praias do Oeste, passando pelo Canhão da Nazaré, Porto e Vale do Douro. Mais recatado, mas incrível o Gerês e as suas cascatas e praias fluviais, as Aldeias de Xisto, os passadiços do Paiva, as planícies do Alentejo, e claro todos os centros urbanos de interesse turístico", enumeram.
No fundo, pode percorrer Portugal de norte a sul com tudo aquilo de que precisa dentro da VanBox e até um bocadinho mais. Isto porque pode também adquirir o kit exterior, com mesa e duas cadeiras, para jantar "fora", pranchas e fatos para desportos náuticos, raquetes de praia e até correntes de neve. Tudo isto faz parte dos extras que podem ser adicionados à experiência, cujo aluguer é feito precisamente por experiência e não ao dia.
Para dar um empurrão a quem está a pensar abdicar das férias este verão devido à COVID-19, a VanBox lançou uma campanha de redução de 20% no preço do aluguer até ao final do ano de 2020, o que significa que quer no verão, quer no inverno, pode fazer-se à estrada para descobrir o País que não pôde visitar durante mais de dois meses. O aluguer de qualquer uma das Van’s começa nos 45€.