Como forma de assinalar o Dia Internacional dos Monumentos e Sítios, a 18 de abril, o Convento dos Capuchos, em plena Serra de Sintra, vai abrir as portas dias antes para inaugurar uma visita inédita noturna pelo convento que em tempos foi habitado por frades franciscanos, que consideravam este espaço uma “construção divina”.
Quase ao cair da noite de 16 de abril, sexta-feira, o primeiro grupo com o máximo de cinco pessoas será guiado pelo convento, numa visita que começa no Terreiro das Cruzes e dura cerca de 30 minutos. Esta será uma oportunidade única para ver o convento sob as cores do lusco-fusco ou à luz da lua, iluminação que será suficiente para conhecer o Convento dos Capuchos recentemente renovado, após as obras de conservação e restauro, bem como a densa vegetação envolvente, a capela, o refeitório, o coro alto, o corredor das celas e a biblioteca — estruturas naturais pré-existentes que fazem parte do espaço histórico.
As sessões começam ao anoitecer, às 18h, e estendem-se até às 21h45 (horário da última visita). Durante todo o percurso pelo Convento dos Capuchos, gerido pela empresa Parques de Sintra, os visitantes devem usar máscara como medida de segurança conta a COVID-19.
A experiência custa 5,50€ para jovens e seniores e 7€ para adultos. Pode comprar o bilhete online.
O Parques de Sintra, gestora dos monumentos e parques sintrenses, oferece ainda outras experiências, como um pedipaper no Parque de Monserrate, agendado para 8 de maio e 16 de junho, ou "Uma Aventura no Palácio da Pena", marcado para 9 de maio e 27 de junho, para descobrir "um dos mistérios que o livro não resolve", diz a organização, referindo-se aos famoso livros "Uma Aventura" das autoras Ana Maria Magalhães e Isabel Alçada.