Inverno e novo confinamento geral. A melhor e mais perigosa combinação para se desgraçar com doces e bolachinhas. Não estamos aqui com moralismos, parece-nos mais do que justo. Afinal, 2021 arrancou com demasiadas arrelias para nos agarrarmos a grandes disciplinas no que se refere às calorias e dietas.

Mas calma, por descargo de consciência, dizemos-lhe que talvez não seja muito boa ideia dar um salto de cabeça para o comboio da lambuzice. Aposte mais na lógica do de quando em vez, aquela que sacia as papilas gustativas — e, já agora, o espírito. Com estas receitas, vai mesmo acontecer. De cheesecake de Oreo a brownies de pistaccio, conheça as nossas sugestões.

Bolachas americanas

cookies

Ingredientes:
85g de manteiga sem sal, derretida
50g de açúcar branco
75g de açúcar mascavado claro
1 vagem de baunilha
1 ovo S
1 gema de ovo
1g de bicarbonato de sódio
0,5g de sal fino
125g de farinha
130g de pepitas de chocolate

Modo de preparação:
Na batedeira, com o gancho K, misture muito bem 85g de manteiga sem sal, derretida, com 50g de açúcar branco, 75g de açúcar mascavado e 1 vagem de baunilha.
Junte 1 gema de ovo com 1 ovo S e misture bem.
Adicione 125g de farinha, 0,5g de sal e 1g de bicarbonato, misture apenas o suficiente até que esteja homogéneo, a uma velocidade lenta. Por fim, adicione 130g de pepitas de chocolate.
Com uma colher para fazer bolas de gelado, faça bolas desta massa e coloque num tabuleiro com papel vegetal. Leve ao frigorífico durante 2 horas. Retire a massa do frigorífico e transfira para um tabuleiro de forno, deixando mais ou menos 6 cm entre cada bola.
Espalme um pouco com a mão e leve ao forno, pré aquecido a 180º, a cozer durante 10 minutos.

Esta receita é de Francisco Moreira.

Pudim de leite condensado (na caneca)

leite

Ingredientes para a calda:
1 colher de sopa de açúcar
1 colher de sopa de água

Ingredientes para o pudim:
1 ovo
8 colheres de sopa de leite
8 colheres de sopa de leite condensado
1 colher de chá de essência de baunilha (opcional)

Modo de preparação:
Prepare a calda de caramelo para pudim de caneca: numa caneca misture a água e o açúcar e leve ao microondas, em potência máxima, durante 30 segundos. Retire e observe: se o açúcar ainda não estiver derretido, coloque durante mais 30 segundos, repetindo as vezes necessárias até que a calda fique dourada — mas nunca deixando ultrapassar este tempo, de cada vez que liga o microondas. Caso contrário, poderá ficar queimada e amarga. No final distribua a calda por toda a caneca com a ajuda de um pincel de cozinha ou simplesmente girando a caneca para que a calda suba nas laterais). Reserve.

Prepare agora o pudim de caneca: coloque o ovo numa tigela e bata com um garfo ou fouet até espumar. Coloque o leite e o leite condensado e bata mais um pouco até virar uma mistura homogÉnea. Adicione também a essência de baunilha para um gostinho extra. Transfira a mistura para a caneca com o caramelo, de forma a preencher somente metade da capacidade total da caneca — caso contrário, ao crescer, vai transbordar. Leve ao microondas durante 1 minuto, em potência máxima. Retire e observe: se o pudim ainda estiver líquido, coloque de novo durante mais 1 ou 2 ciclos de 30 segundos - o tempo total será de 1 minuto e 30 segundos a 2 minutos.

Brownies de chocolate com pistácio

pistáccio

Ingredientes:
80 g pistácios salgados
200 g chocolate preto belga
150 g manteiga
2 c. chá café solúvel
150 g açúcar amarelo
3 ovos L
100 g amido de milho
1 c. chá fermento em pó
1 c. chá bicarbonato de sódio
1 caixa framboesas (125g)

Modo de preparação:
Descasque os pistácios, pique-os grosseiramente com uma faca e reserve. Parta o chocolate em quadradinhos para uma taça, junte a manteiga cortada em pedaços, o café solúvel e o açúcar, e derreta em banho-maria ou no microondas durante 1 minuto na potência máxima.
Depois de derretido, misture muito bem o preparado com uma vara de arames. Junte os ovos e volte a mexer até obter um creme homogéneo.
Adicione o amido de milho peneirado com o fermento e o bicarbonato e misture delicadamente.
Envolva os pistácios, reservados, no preparado e espalhe sobre um tabuleiro de 20×30 cm, previamente untado e forrado com uma tira de papel vegetal. Distribua as framboesas pela massa enterrando-as ligeiramente.
Leve ao forno durante cerca de 30 minutos, pré-aquecido a 160º C.
Depois de frio, desenforme e corte em quadrados.

Esta receita é do "Pingo Doce".

Bolo de chocolate

bolo de chocolate

Ingredientes:
240g de farinha
1,2 colheres de chá de flor de sal
1 colher de chá de fermento
2 colheres de chá de bicarbonato de sódio
3/4 chávenas de cacau em pó (sem açúcar)
2 chávenas de açúcar
2 ovos
1 colher de chá de extrato de baunilha
1 chávenas de óleo vegetal
1 chávena de leite gordo
1 chávena de café à temperatura ambiente

Ingredientes para a cobertura (opcional):
3/4 chávena de pepitas de chocolate meio amargo (pode partir quadrados de uma barra grosseiramente)
1/4 chávena de natas
1/8 colher de chá de sal

Modo de preparação:
Pré-aqueça o forno a 180 graus. Comece por juntar os ingredientes secos numa taça e misture. Noutra, junte os líquidos e bata-os até que a mistura fique cremosa. Depois, com a ajuda de uma espátula, envolva o conteúdo das duas taças, suavemente, até que a mistura fique homogénea. Unte uma forma com manteiga e adicione a massa do bolo. Leve ao forno durante 40 a 45 minutos. Verifique com um palito se já está cozido.

Para a cobertura: junte o chocolate com as natas numa tigela e leve ao micro-ondas durante 30 segundos. Adicione o sal e mexa até ficar homogéneo. Coloque por cima do bolo.
Esta receita é do blogue "Kitchn".

Cheesecake de Oreo

oreo
Recipe Rebel

 Ingredientes:
1/4 chávena de manteiga derretida
50 bolachas Oreo (2 embalagens de 300g)
1/2 chávena de pepitas de chocolate branco
680g de queijo creme (3 pacotes de 250g)
1 1/2 chávena de açúcar de confeiteiro
1 1/4 chávena de natas para bater

Modo de preparação:
Base: junte a manteiga derretida e 25 bolachas Oreo num processador de alimentos. Processe até ficar homogéneo e ficar uma espécie de massa espessa. Coloque a massa numa forma de tarte com base amovível e pressione para ficar no fundo e laterais.Recheio: numa tigela média, misture as pepitas de chocolate branco e 1/4 de chávena de natas. Leve ao microondas em intervalos de 20 segundos, mexendo bem. O objetivo é que derreta e fique homogéneo. Reserve.
Numa tigela grande, bata o queijo creme na batedeira até ficar homogéneo. Adicione o açúcar de confeiteiro e o chocolate branco derretido e bata até incorporar.
Adicione o creme de leite restante e bata a velocidade baixa até incorporar, depois bata a velocidade alta até engrossar e ficar fofo — durante cerca de 3 a 4 minutos. Não pare até engrossar.
Reserve 5 bolachas Oreo para guarnecer e coloque os 20 restantes num saco grande com zíper. Esmague com um rolo ou outro objeto duro e misture com o recheio de cheesecake. Espalhe na crosta preparada, cubra e leve ao frigorífico durante, pelo menos, 5 a 6 horas ou durante a noite.
Esta receita é do blogue "The Recipe Rebel"

Subscreva a newsletter da MAGG.
Subscrever

As coisas MAGGníficas da vida!

Siga a MAGG nas redes sociais.

Não é o MAGG, é a MAGG.

Siga a MAGG nas redes sociais.

Fale connosco

Se encontrou algum erro ou incorreção no artigo, alerte-nos. Muito obrigado.