Verão é sinónimo de calor, férias, praia e pouca disposição para cozinhar. Ainda que esta seja a altura do ano que aproveitamos para descansar, não nos devemos esquecer de continuar a manter o nosso corpo saudável e, para isso, nada melhor do que apostar numa alimentação equilibrada.

Para que não tenha de perder tempo a procurar receitas práticas e ideais para levar para a praia, a MAGG deixa-lhe algumas sugestões: estas são dadas pela influenciadora Rosália Soares da Costa.

Posso morrer com uma paragem de digestão? Tenho de esperar 3 horas para ir à água? Mitos e verdades
Posso morrer com uma paragem de digestão? Tenho de esperar 3 horas para ir à água? Mitos e verdades
Ver artigo

Criadora da Zesty, uma marca de chocolates vegan, com alto teor de cacau e sem adição de açucares, Rosália sempre defendeu uma alimentação saudável e equilibrada — e foi exatamente por isso que decidiu criar este projeto. "Sempre adorei chocolates, mas sentia falta de alguma opção que tivesse ingredientes mais saudáveis", conta à MAGG. O facto de nunca ter encontrado um chocolate que reunisse essas características, mas que fosse ao mesmo tempo extremamente saboroso, levou-a a trazer para o mercado esta opção.

Atualmente, os chocolates Zesty estão disponíveis em dois sabores (amendoim e avelã), a partir de 4,50€ por embalagem. As encomendas podem ser feitas online, através do site, e enviadas para qualquer parte do País.  Apesar de ter começado o projeto apenas há cerca quatro meses, a criadora de conteúdos digitais e empresária diz que o feedback não podia ser melhor e nunca esperou vender tanto em tão pouco tempo.

Apesar de este ser um chocolate ideal para ser consumido ao natural, Rosália diz que dá, sem dúvida, um toque especial a qualquer receita e é por isso que sugere este banana bread. Para a receita, a influenciadora contou com as sugestões da nutricionista Ana Cláudia Gonçalves.

"O banana bread é uma excelente opção tanto para um lanche na praia como para uma pausa durante o dia de trabalho. É muito fácil de preparar e permite ter lanches para a semana inteira", justifica Rosália, referindo que esta versão não leva ovos e contém aquafaba (a água resultante da cozedura do grão de bico). "O chocolate Zesty no recheio torna a receita ainda mais especial,  com um toque de chocolate nada enjoativo", continua.

Já a segunda receita, salada em frasco de lentilhas e pêssego, Rosália descreve como uma opção "rica em vitamina, minerais e fibras o que faz com que seja bastante saciante". "O truque deste tipo de saladas é construir camadas. O molho fica sempre em baixo, de seguida colocamos os vegetais mais duros e impermeáveis, seguindo-se dos vegetais moles e sementes, depois acrescentamos os verdes como por exemplo a rúcula, a alface ou os espinafres", sugere. Ora veja as sugestões.

Banana Bread com Zesty

Banana Bread
créditos: Divulgação

Ingredientes: 

— 6 colheres de aquafaba (líquido da cozedura do grão-de-bico)
— 3 bananas médias + 1 banana para a decoraçã
— 60ml de leite vegetal
— 1 colher de chá de sumo de limão
— 240g de farinha de espelta e batata doce
— 1/4 de uma colher de chá de sal
— 1 colher de chá de bicarbonato de sódio
— Canela a gosto
— 75ml de óleo de coco
— 115g de açúcar de coco
— Pedaços de chocolate Zesty com creme de amendoim

Modo de preparação: 

Com uma batedeira elétrica, bata a aquafaba na velocidade média até obter uma espuma uniforme. Junte o leite vegetal e o sumo de limão e deixe repousar. Numa tigela, junte o óleo de coco e o açúcar de coco. De seguida, juntar a aquafaba ao preparado anterior até incorporar bem.

Adicione à mistura a bebida vegetal com limão, juntar as bananas previamente esmagadas com um garfo e depois adicione a farinha, o sal, a canela, o bicarbonato de sódio e pedaços de chocolate Zesty. Envolva com uma espátula, verta a massa para a forma e leve ao forno aproximadamente 40 minutos.

Salada de lentilhas e pêssego em frasco

Salada
créditos: Divulgação

Ingredientes: 

— 1 colher de sopa de azeite
— Sumo de limão a gosto
— Vinagre balsâmico a gosto
— 5 tomates cherry (cortados em quatro)
— ½ pepino (cortado em cubos)
— 4 colheres de sopa de lentilhas verdes cozidas
— 1 pêssego (cortado em cubos)
— 1 colher de sobremesa de sementes de girassol
— 1 punhado de rúcula
— 1 punhado de alface

Modo de preparação:

Misture o azeite com o vinagre e com o sumo de limão e coloque no fundo do frasco. Adicione por camadas (segundo esta ordem) o pepino, o tomate cherry, as lentilhas cozidas com uma folha de louro, o pêssego, as sementes de girassol, a rúcula e a alface. Feche o frasco e mantenha no frigorifico. Antes de consumir, basta agitar bem para que o molho se espalhe por toda a salada.

Subscreva a newsletter da MAGG.
Subscrever

As coisas MAGGníficas da vida!

Siga a MAGG nas redes sociais.

Não é o MAGG, é a MAGG.

Siga a MAGG nas redes sociais.

Fale connosco

Se encontrou algum erro ou incorreção no artigo, alerte-nos. Muito obrigado.