Pode precisar de vários minutos até perceber o que é que está errado nas fotografias de Pelle Cass. Umas são mais intuitivas do que outras, no final todas têm qualquer coisa. Há sempre uma coincidência — como por exemplo, a foto de uma escadaria onde 19 estranhos foram apanhados no mesmo momento com uma perna no ar. Ou aquela em que as mulheres estão todas de um lado da passadeira e os homens do outro.
Não há aqui nenhum truque, encenação ou manipulação de imagem. O que Pelle Cass faz é tão simples como colocar a câmara num tripé e tirar centenas de fotos no mesmo ângulo durante cerca de uma hora. Depois, regressa para o estúdio e seleciona cuidadosamente o conteúdo.
“Não altero nada e nunca mudo uma figura ou adultero um pixel que seja”, contou à “Vice”. “Eu só decido o que é que fica dentro e o que é que fica fora.”
Estas imagens de coincidências são partilhadas no álbum “Selecionando Pessoas”. “Eu nunca deixo passar a hipótese de fazer uma brincadeira, seja visual ou não.” Abra a galeria e descubra se consegue perceber o que é que está errado em cada uma das fotos.