A parte mais dura de uma dieta para emagrecer está na diminuição do consumo de hidratos de carbono. É que este macronutriente está nos alimentos mais comuns e ricos em energia, como o pão, a massa, o arroz, batata, bolos, bolachinhas e por aí fora.  Uma dieta não depende exclusivamente disto, mas não há volta a dar: a equação para perder peso obriga-nos a ingerir menos calorias do que aquelas que gastamos. E se cortarmos nos hidratos, uma grande parte do trabalho fica feita.

Dói sempre. Mas pode doer menos. Em vez de excluir da alimentação todos os pratos preferidos — substituindo-os por carne grelhada e salada em todas as refeições — conheça as alternativas aos componentes mais ameaçadores para a diminuição dos quilos.

Exemplo: comece a espiralizar legumes para substituir a massa ou triture couve-flor para nunca deixar de comer arroz (deixando). Para se inspirar, e para ter tempo de organizar as marmitas da próxima semana, a MAGG reuniu cinco receitas low-carb, capazes de deixar entusiasmado quem passa pelo doloroso processo do "fechar a boca".

Ora veja.

3 marmitas saudáveis em que não precisa de cozinhar
3 marmitas saudáveis em que não precisa de cozinhar
Ver artigo

Ovos no forno com mozzarella fresca, brócolos e cogumelos

Plano da semana. 5 marmitas low-carb para quem está farto de carne grelhada com salada

Ingredientes:
200 g de cogumelos frescos
150 g de brócolos
3 ovos
1 colher de sobremesa de óleo de coco
1 cebola picada
2 dentes de alho picados
1 folha de louro
50 g de queijo mozzarella fresco
1 colher de sopa de sementes de sésamo
Flor de sal q.b.
Mistura de 3 pimentas moídas no momento
Salsa fresca a gosto

Modo de preparação: 
Comece por aquecer o óleo de coco numa frigideira onde vai saltear a cebola picada com o alho e a folha de louro. Acrescente os cogumelos frescos e deixe cozinhar só durante uns minutos. Mal estes começarem a ficar macios, junte os brócolos já pré-cozidos e mexa tudo para ficar bem ligado. Tempere com a flor de sal, a pimenta e a salsa (se quiser, também pode usar manjericão ou outras ervas).

Espalhe a mistura pelo fundo de um pirex (sem colocar a água que saiu dos cogumelos), coloque por cima o queijo mozzarella cortado em fatias finas, os três ovos inteiros e finalmente as sementes de sésamo. Leve ao forno, pré-aquecido a 180º C, durante uns cinco a dez minutos, só até a clara ficar cozinhada e o queijo derretido. Não deixe tempo demais para a gema não cozer, porque o melhor de tudo isto é a gema líquida a misturar-se com os legumes. E o facto de só estar a ingerir 263 calorias, claro!

Esta receita é do blogue “Casal Mistério”.

Caril de gambas com arroz de couve flor

Plano da semana. 5 marmitas low-carb para quem está farto de carne grelhada com salada

Ingredientes para o caril:
1 fio de azeite
1 alho francês (parte branca)
1 curgete
2 dentes de alho
8 camarões selvagens
1/2 colher de sopa de italian spice
1/2 colher de sopa de azeite
1 colher de sopa de caril
100ml de água
250 leite de coco bio
Sal e pimenta

Modo de preparação:
Num wok, coloque um fio de azeite e unte toda a base com papel aderente, deixe aquecer e junte um dente de alho, saltei uns segundos e adicione os camarões previamente descascados e picados, tempere com sal e a especiaria italiana, retire e reserve.

Numa caçarola pequena adicione um fio de azeite, o caril deixe aquecer um pouco mas sem deixar queimar e junte o alho francês, saltei um pouco, junte o dente de alho e por fim a curgete (sem casca) em cubos pequenos. Deixe cozinhar uns minutos e por fim regue com o leite de coco.

Tempere com sal, pimenta e antes de servir  já fora do lume, junte os camarões e envolva.

Ingredientes para o arroz:
1 couve-flor
1 dente de alho
1 fio de azeite
Coentros frescos q. b.
Nozes q. b.

Modo de preparação:
Num robot de cozinha, coloque todos os ingredientes e pique 2 a 3 segundos na velocidade turbo. Não pique em demasia para não ficar um puré. A consistência que se pretende é que fique como a da imagens, "tipo areia molhada".
No wok onde fritou os camarões junte um fio de azeite a couve-flor e saltei uns minutos, até sentir que a couve fique crocante.
Sirva com uns coentros frescos picados e uns frutos secos a gosto.

Esta receita é do blogue “A Minha Marmita.

Curgete à bolonhesa

Plano da semana. 5 marmitas low-carb para quem está farto de carne grelhada com salada

Ingredientes:
1 curgete espiralizada
1 cebola
2 dentes de alho
Carne de aves picada
Azeite
Sal e pimenta a gosto
Tomate

Modo de preparação:
Temperar a carne com sal e pimenta. Num tacho em lume brando com um fio de azeite, deitar a cebola picada e o alho picado e deixar dourar levemente. Juntar a carne picada e deixar cozinhar em lume brando. Cozinhar durante cerca de 15 minutos. À parte, colocar a curgete numa frigideira com um fio de azeite e deixar alourar 2-3 minutos. Quando cozinhados, servir a carne em cama de curgete espiralizada.

Esta receita é da nutricionista Mariana Abecasis.

Curgete espiralizada com camarão

Plano da semana. 5 marmitas low-carb para quem está farto de carne grelhada com salada

Ingredientes:
2 curgetes médias, descascadas e espiralizadas
1 abacate
Sumo de 1/2 limão
3 colheres de sopa de leite de coco
1/4 colher de chá de tabasco
Sal a gosto

Para empratar:
300g de camarão cozido, descascado

Modo de preparação:
Usando o espiralizador, fazer esparguete de courgete. Juntar todos os ingredientes do molho no processador de alimentos pôr a trabalhar, até que a misture fique homogénea. Misturar a courgete espiralizada (pode ser crua ou pode passar antes na frigideira, com azeite) com o molho e juntar os camarões.

Esta receita é do blogue “Not Enough Cinnamon”.

Lasanha low-carb

Plano da semana. 5 marmitas low-carb para quem está farto de carne grelhada com salada

Ingredientes:
2 curgetes médios
600grs de carne de vaca picada
1 cenoura média laminada
150grs de cogumelos laminados
5 tomates médios bem maduros pelados e sem grainhas
1 cebola media picada
2 dentes de alho picados
6 colheres de azeite
2 colheres de sopa cheias de salsa fresca picada
Sal marinho e pimenta preta q.b
“Queijo” de amêndoa da yogan para pizzas ou caso consuma lacticínios queijo ralado para gratiar

Modo de preparação:
Refogue ligeiramente a cebola e os alhos com o azeite e adicione os tomates, a salsa e os temperos. Deixe cozinhar, com o lume no mínimo cerca de 15/20 minuto. Triture tudo com a varinha mágica. Adicione a carne previamente temperada com sal, pimenta, sumo de limão e alho em pó. Junte também os cogumelos e a cenoura. Deixe cozinhar cerca de 10 minutos, com o lume no médio.

Lamine a curgete em fatias conforme a imagem acima. Forre a forma com as “folhas” de curgete, coloque em seguida a carne e vá alternando até terminar com curgete. Cubra com “queijo” e orégãos. Leve a forno pré-aquecido a 180º, durante cerca de 25min (ou até estar dourado).

Esta receita é do blogue “Mama Paleo”.