Muito tentador: dois minutos, cinco ingredientes e um microondas. É tudo o que precisa para conseguir fazer um pudim de leite condensado em sua casa, para matar a gula naqueles momentos em que ela está fora do controlo.

Não vai precisar de formas, de batedeiras, de absolutamente nada, excepto uma caneca (opte por uma que já usou no micorondas, para garantir que ela não se parte) e o eletrodoméstico de cozinha que já referimos.

Não é propriamente uma sobremesa saudável, porque mete açúcar e leite condensado. Por isso, o aviso cliché: não pode ser para todos os dias — caso contrário, já sabe, muitas calorias podem significar quilos a mais.

Tome nota.

Ingredientes para a calda:
1 colher de sopa de açúcar
1 colher de sopa de água

Ingredientes para o pudim:
1 ovo
8 colheres de sopa de leite
8 colheres de sopa de leite condensado
1 colher de chá de essência de baunilha (opcional)

Modo de preparação:
Prepare a calda de caramelo para pudim de caneca: numa caneca misture a água e o açúcar e leve ao microondas, em potência máxima, durante 30 segundos. Retire e observe: se o açúcar ainda não estiver derretido, coloque durante mais 30 segundos, repetindo as vezes necessárias até que a calda fique dourada — mas nunca deixando ultrapassar este tempo, de cada vez que liga o microondas. Caso contrário, poderá ficar queimada e amarga. No final distribua a calda por toda a caneca com a ajuda de um pincel de cozinha ou simplesmente girando a caneca para que a calda suba nas laterais). Reserve.

Prepare agora o pudim de caneca: coloque o ovo numa tigela e bata com um garfo ou fouet até espumar. Coloque o leite e o leite condensado e bata mais um pouco até virar uma mistura homogÉnea. Adicione também a essência de baunilha para um gostinho extra. Transfira a mistura para a caneca com o caramelo, de forma a preencher somente metade da capacidade total da caneca — caso contrário, ao crescer, vai transbordar. Leve ao microondas durante 1 minuto, em potência máxima. Retire e observe: se o pudim ainda estiver líquido, coloque de novo durante mais 1 ou 2 ciclos de 30 segundos - o tempo total será de 1 minuto e 30 segundos a 2 minutos.

Newsletter

A MAGG é uma revista digital pensada para mulheres e focada nas preocupações centrais da vida de cada uma. Falamos de tudo o que está a acontecer de forma descontraída mas rigorosa.
Subscrever

Notificações

A MAGG é uma revista digital pensada para mulheres e focada nas preocupações centrais da vida de cada uma. Falamos de tudo o que está a acontecer de forma descontraída mas rigorosa.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.

Fale connosco

Se encontrou algum erro ou incorreção no artigo, alerte-nos. Muito obrigado.