Vocês são da opinião que comer fora de casa significa sair do foco? E se eu disser que podem comer bem, saudável e com sabor sem peso na consciência?
Manter uma alimentação saudável num shopping não é uma tarefa fácil, mas não é impossível e é algo que não tem que sabotar o nosso estilo de vida. Usem estratégias inteligentes para se alimentarem bem fora de casa: planear com antecedência as refeições, estudar os menus e considerar todas as opções do shopping que vai visitar, são algumas das tarefas que devem ter em consideração. Os maiores vilões nas praças de alimentação são os fritos, alimentos muito processados, molhos, sal, refrigerantes, bolos e gelados, tornando pequenas porções destes pratos em refeições altamente calóricas e nocivas para a saúde.
Mas afinal quais são as opções mais saudáveis e com menor quantidade de alimentos processados? Se pensarmos em pratos saudáveis todos os restaurantes, até as grandes cadeias de fast food, têm opções a considerar, contudo, indo por essa via teríamos de nos ficar pelas saladas. Foi precisamente este conceito que nos levou ao velho pensamento que fazer boas escolhas alimentares é sinónimo de sem sabor, sem tempero e pouca diversidade, baseando-se apenas em, cozidos, grelhados e saladas. Felizmente, hoje a visão está a mudar. Comer saudável pode ser sim, saboroso, colorido e bastante diversificado e foi mesmo isso que fui à procura no Vasco da Gama.
Uma refeição saudável deve incluir uma seleção de todos os diferentes grupos de alimentos, tais como carnes, peixes ou proteína vegetal, legumes e verduras, fruta, tubérculos ou cereais. Comecei por dar uma volta completa à praça de alimentação. Enquanto observava, de todas as opções que considerava saudáveis ia excluindo as chamadas “saladas”.
Foi ai que a tarefa complicou. Efetivamente, devo assumir que comer saudável sem este atributo é um desafio. No duelo final ficaram: Guacamole, Alentejo, Go Natural e La Parrilla. No caso do Alentejo e La Parrilla teria de optar por prato de grelhados com legumes ou salada, algo bastante simples que me fez seguir para as outras duas opções.
Desta forma, ficámos com o Guacamole e Go Natural. No Guacamole, apesar da variedade, grande parte dos ingredientes para escolha são bastante condimentados e processados.
Por isso, o grande VENCEDOR é o Go Natural. Aqui consegui comer uma refeição completa, saborosa, sem glúten, sem lácteos e espantem-se não comi uma salada. Para começar, comi sopa de legumes (sem batata e sem batata doce), de seguida legumes com frango e arroz integral e para terminar uns morangos com chocolate preto, mas tinham a opção de fruta.
Apesar da praça de alimentação estar cheia de opções muito aliciantes, cabe-nos a nós fazer escolhas melhores e mais conscientes. Uma alimentação equilibrada, completa e rica em nutrientes, vai não só ajudar a previnir doenças, como auxiliar no seu desempanho laboral e no seu dia a dia.