A aproximação do verão é sempre um fator que faz com que as pessoas, em geral, se queiram dedicar mais ao exercício físico. Era nesta altura que os ginásios começavam a receber inscrições intermináveis, mas com o confinamento o exercício tem de continuar a ser feito entre quatro paredes. Foram muitos os que fizeram da sua casa um verdadeira ginásio.

Seja no quarto, na sala ou até na cozinha, o que importante é ter uns metros quadrados disponíveis para se movimentar. Devido à situação atual, a maioria dos profissionais do exercício físico teve de se adaptar, criando plataformas de treino online ou passando a dar os treinos nas próprias redes sociais.

Move HIIT Class. O que é, quanto custa e como se pode inscrever na nova plataforma de treinos online
Move HIIT Class. O que é, quanto custa e como se pode inscrever na nova plataforma de treinos online
Ver artigo

Mafalda Byrne, 22 anos, terminou a licenciatura em Educação Física e Desporto em junho de 2020. A pandemia fez com que não chegasse a ter a oportunidade de dar treinos de forma presencial, tornando-se o online a sua única realidade. Com muita vontade de começar a trabalhar e fazer a diferença, decidiu ter como objetivo criar um lugar onde todas as mulheres se pudessem sentir bem e fazer também com que o  exercício físico fosse mais inclusivo.

Assim, nasceu a Omni — a plataforma de treino digital pensada e desenhada para mulheres. Antes da plataforma, Mafalda Byrne já dava treinos no Instagram pessoal e foi assim que foi criando uma comunidade de alunas. Em janeiro, começou a fazer os primeiros contactos para juntar a aquipa da qual fazem parte, atualmente, três pessoas.

Para se inscrever na Omni basta entrar no site e escolher um dos planos disponíveis. O plano "GO" custa 7,97€/mês e dá acesso ilimitado aos vídeos de treino disponíveis na plataforma; o "PLUS" custa 13,97€ e, para além do acesso aos vídeos, dá ainda acesso a todos os treinos em direto, que ficam também gravados, e que, para já, têm dia marcado à segunda-feira —  neste plano tem ainda a possibilidade de participar nas "talks temáticas". Para além destes, há ainda dois planos mais personalizados.

Paulo Teixeira está de volta ao Instagram com treinos abertos a todos
Paulo Teixeira está de volta ao Instagram com treinos abertos a todos
Ver artigo

"Vamos trazer profissionais da área do exercício, da nutrição, da psicologia e vamos poder aprender mais com isso. Um dos nossos valores fundamentais é a educação e a ideia de que aqui não se treina só à frente do computador, mas que este é um lugar onde se aprende também sobre o porquê das coisas", explica Mafalda à MAGG relativamente às conversas temáticas que vão acontecer na plataforma.

Esta quinta-feira, 11 de março, Mafalda irá realizar um treino em direto às 18h30 no Instagram da Omni, para que todas as mulheres possam experimentar e perceber se se querem inscrever. "Nós temos treinos de vários níveis e todos os treinos na nossa plataforma têm lá identificado o nível", realça.

Quanto à ideia de criar um plataforma exclusivamente para mulheres, a jovem de 22 anos explica que a decisão veio muito da realidade que foi presenciando. "No fundo há muitas coisas que nós passamos como mulheres no mundo do desporto que, para nós, são preocupações que nos impedem de praticar exercício físico." Deixar de treinar por justificações como "os homens olham para mim", "veem-se as linhas das cuecas nas leggings" ou "não quero fazer figuras" é o que Mafalda quer combater com esta plataforma pensada exclusivamente para mulheres.

"Além de ser uma plataforma de treino, a Omni é uma comunidade. Dentro da plataforma nós temos um separador com o nome 'comunidade' que é onde as nossas 'Omni Girls' se podem conectar umas com as outras, interagir e comentar se gostaram ou não do treino", conclui Mafalda referindo que o que se pretende também é que as mulheres se tornem parceiras, no treino e na vida.

Subscreva a newsletter da MAGG.
Subscrever

As coisas MAGGníficas da vida!

Siga a MAGG nas redes sociais.

Não é o MAGG, é a MAGG.

Siga a MAGG nas redes sociais.

Fale connosco

Se encontrou algum erro ou incorreção no artigo, alerte-nos. Muito obrigado.