A pandemia veio modificar os hábitos de treino de milhares de pessoas. Os pesos livres, as passadeiras caseiras ou máquinas de elíptica esgotaram nas lojas, e o treino em casa passou a ser a única alternativa para muita gente. Embora tenham surgido vários profissionais a orientar treinos via Instagram, a verdade é que a rede social pode ser limitativa para quem quer levar o treino mais a sério e perseguir objetivos a médio e longo prazo.

Foi a pensar nisso que a MOVE HIIT, um projeto de treinos outdoor já com mais de três anos, decidiu criar uma nova plataforma online onde poderá não só ter os seus treinos online em direto, como poderá fazê-los nas horas a que lhe der mais jeito, e terá ainda acesso a receitas saudáveis ou a uma conversa em chat com os treinadores e outros utilizadores. A plataforma chama-se MOVE HIIT Class e é lançada esta quarta-feira, 3 de março. As vagas são limitadas, por isso, se tem interesse, é bom que não se demore a fazer a inscrição. Mas o que é a MOVE HIIT Class? O que irá oferecer? Quanto vai custar? A MAGG explica-lhe tudo. Mas já lá vamos.

Paulo Teixeira está de volta ao Instagram com treinos abertos a todos
Paulo Teixeira está de volta ao Instagram com treinos abertos a todos
Ver artigo

Primeiro, as pessoas. Zé Maria Castelo Branco, 29 anos, antigo jogador de râguebi, é a cara por detrás da Move Hiit, um projeto que começou há três anos e meio. Zé Maria trabalhou sempre na área da consultoria, mas o desporto era a sua paixão. E foi essa paixão que fez com que decidisse mudar de vida e correr atrás do sonho de fazer do exercício físico a sua profissão.

"Quando ainda estava a trabalhar na consultora fui desafiado por uns amigos a dar uns treinos. Um bocadinho inseguro, lá fui. As coisas acabaram por correr muito bem. Entretanto,  continuei a dar treinos, até que surgiu esta oportunidade de negócio da Move HIIT. Tirei uma especialização em cross training e em HIIT [treinos de alta intensidade] e a Move HIIT começou a crescer", começa por explicar Zé Maria à MAGG. O projeto foi sempre pensado para treinos outdoor, e o foco foi sempre esse, com as atividades a decorrerem sobretudo no Jardim da Estrela, em Lisboa. A Move HIIT foi crescendo e tornou-se num dos maiores projetos do género em Lisboa.

Neste momento, contam já com mais de 2500 clientes fidelizados e com o apoio de várias marcas. A Move HIIT chegou inclusive à televisão. Na Sport TV, foram emitidas diariamente duas temporadas do programa "TPC", orientadas por Zé Maria, e direcionadas a quem treina em casa. Com a situação atual de pandemia — que impossibilita a realização de treinos de rua, que é o foco do projeto — a Move HIIT passou a transmitir alguns treinos na sua página de Instagram, para que fosse possível chegar a um maior número de pessoas.

"O nosso foco sempre foi o dos treinos ao ar livre e nunca demos treinos em espaços fechados. Com a pandemia, tivemos de nos adaptar e inovar e passámos para o online. Começámos a dar treinos em direto todos os dias na nossa página de Instagram e, paralelamente, criámos o programa na Sport TV, que decorreu também diariamente" durante duas temporadas.

A forte adesão de centenas de pessoas, que diariamente fazem os treinos via Instagram, fez com que fizesse sentido apostar numa plataforma online própria, mais consistente e com mais soluções de acompanhamento. "Desde a última pandemia que temos tido muitos pedidos para continuar com este tipo de treinos, e então decidimos criar esta nova plataforma, a Move Hiit Class, em que nós apresentamos dois pacotes de diferentes níveis, um para iniciantes e o outro para alunos de nível intermédio. No fundo as pessoas podem optar por um destes pacotes", explica Zé Maria. O valor é o mesmo para os dois pacotes, 19,99€ por mês.

Em que consiste a plataforma, quanto custam os treinos e como se pode inscrever.

Nesta nova plataforma, poderá fazer treinos em direto quase todos os dias, dependendo do pacote que escolher. Para além dos treinos, haverá ainda desafios Move HIIT, sugestões de receitas saudáveis e tutoriais de exercícios funcionais — que servem para explicar como os alunos podem fazer de forma correta certos movimentos mais complexos.

Os treinos irão decorrer em dias específicos. No caso dos iniciantes, por exemplo, haverá treinos em direto quatro vezes por semana. "As pessoas vão poder treinar connosco em direto, mas, caso alguém não consiga treinar a determinada hora, nós disponibilizaremos esse treino na plataforma, ou seja, a pessoa vai poder fazer esse treino no dia ou na hora que preferir."

9 vídeos com treinos completos para fazer em casa (sem qualquer material)
9 vídeos com treinos completos para fazer em casa (sem qualquer material)
Ver artigo

Para além da plataforma online, haverá ainda um grupo privado de conversação, na aplicação telegram, em que a comunidade se irá juntar e conversar. Aqui, estarão os atletas e os treinadores, e será possível responder a algumas perguntas mais específicas ou dar sugestões para algum acompanhamento mais personalizado. Durante os treinos em direto, tal como acontece no Instagram, as pessoas poderão ainda fazer algumas questões.

A Move HIIT Class é lançada esta quarta-feira, 3 de março, mas Zé Maria explica à MAGG que a principal meta está ainda a ser desenvolvida e consiste na criação de uma aplicação para smartphones e tablets, que deverá ser lançada brevemente. Esta aplicação irá, mais tarde, substituir a plataforma MOVE HIIT Class e terá três vertentes.

Na futura app, os utilizadores poderão marcar as aulas outdoor, assim que as mesmas voltarem a ser permitidas, e terão acesso aos treinos em direto e a treinos já gravados, com vários exercícios e indicação do tempo de descanso entre cada um deles. Tal como na plataforma que será agora lançada, na app haverá ainda sugestões de receitas saudáveis ideais para os dias em que se encontra com menos criatividade para cozinhar.

"O lançamento da aplicação vai ser, muito provavelmente, no mês de maio. Entretanto, teremos a Move HIIT Class a decorrer, pelo menos, no mês de março", afirma Zé Maria, explicando que os pacotes estão disponíveis e serão renovados mensalmente.

A inscrição na plataforma, para além de ser mensal, tem vagas limitadas, por isso o melhor é apressar-se. Para se inscrever basta aceder ao site e, a partir desta quarta-feira, 3, tem a oportunidade de começar a treinar com a Move HIIT. As inscrições para o mês de março apenas estão abertas até domingo, dia 7.

Subscreva a newsletter da MAGG.
Subscrever

As coisas MAGGníficas da vida!

Siga a MAGG nas redes sociais.

Não é o MAGG, é a MAGG.

Siga a MAGG nas redes sociais.

Fale connosco

Se encontrou algum erro ou incorreção no artigo, alerte-nos. Muito obrigado.