Uma gata chamada Farrisca que estava desaparecida há dois anos, na zona de Algés, concelho de Oeiras, foi encontrada agora a aproximadamente 20 quilómetros de casa, e identificada através do microship que tinha aplicado quando tinha 6 meses de vida. Os donos não contiveram as lágrimas com a emoção de reverem o animal de estimação.

Na altura do desaparecimento, os donos de Farrisca, que tinha então 1 ano, espalharam cartazes por Algés e outras zonas de Oeiras e fizeram circular fotos da gata nas redes sociais na esperança de que alguém a encontrasse. Ainda assim, não obtiveram resultados. Ao fim de algumas semanas, a esperança de recuperar o animal foi-se desvanecendo e, agora, era praticamente nula. Foi por isso com grande surpresa que a família soube que a gata tinha sido encontrada. "Chorámos todos", disse a dona. A mulher revelou que a gata estava bem de saúde, sem ferimentos, alimentada, mas "cheia de pulgas".

Estudo. Gatos conseguem associar nomes de humanos à respetiva pessoa e até a outros felinos
Estudo. Gatos conseguem associar nomes de humanos à respetiva pessoa e até a outros felinos
Ver artigo

A pequena Farrisca foi encontrada numa colónia em Sintra. De acordo com a página de Facebook "Gatinhos de Algés", a gata foi vista na colónia por uma cuidadora, que ficou curiosa. "Há pouco tempo, foi vista por uma cuidadora no Linhó, numa colónia, uma gata. A cuidadora achou estranho, era muito meiga foi ver se tinha chip. E assim regressou à família", explicou a autora da página.

Quando regressou a casa, a Farrisca “cheirou tudo” e andou a fazer o reconhecimento de todos os cantos. De acordo com a dona, “parecia que nunca tinha saído”.