Sophia é uma Golden Retriever de 14 anos, cuja história está a comover as redes sociais. Isto porque, durante toda a sua vida, viveu com a sua família, que amou incondicionalmente, até que foi abandonada numa associação, nos Estados Unidos. E a tristeza que sentia era quase palpável, já que apresentava uma expressão de desalento nada característica da sua raça.
Ainda que não se saiba por que razão foi abandonada, a associação que a recolheu, intitulada Friends Forever Animal Rescue, acredita que tudo se resuma à idade da cadela. Quando foi deixada pela família, no fim do mês de junho, este abrigo de animais publicou a sua história no Facebook.
"Ela [a cadela] está confusa e a perguntar-se onde estão os seus donos e para onde é que ela vai", lê-se na publicação da Friends Forever Animal Rescue, que ainda deixou uma série de questões. "Como é que lhe vou dizer que ela está segura? Como é que a faço perceber que não fez nada de mal? Como é que lhe digo que sou um estranho, mas que também serei aquele que a lembrará de que ela é importante, que é amada, que é cuidada e que sacrificarei o meu tempo, dinheiro, energia e vida por ela nos seus últimos dias?", continuou.
No entanto, a associação deixou uma certeza: "Recusamo-nos a desistir de qualquer um deles [os cães que lá vão parar]". "Quando tu abandonas os teus animais de estimação, eles acabam nas mãos de estranhos que os amam instantaneamente. Estamos tão cansados de tudo o que fazemos e vemos, mas saber que animais de estimação como a Sophia não se sentem indesejados faz tudo valer a pena", acrescenta a publicação.
Depois de a história de Sophia ser partilhada nas redes sociais, ficou viral – e não tardou até ter um final feliz. No Tiktok, a Friends Forever Animal Rescue anunciou que a patuda encontrou um novo lar e publicou um vídeo em que esta brincava, de forma super enérgica e animada, com o seu novo dono.
Os utilizadores desta plataforma agradeceram à associação pelo trabalho que desempenhou, uma vez que, apesar da idade avançada da cadela, não desistiram de encontrar um lar para a mesma. E ainda salientaram que a expressão de tristeza que Sophia tinha quando chegou ao abrigo já não se notava, uma vez que a cadela parecia estar bem feliz.