Os cães são considerados os melhores amigos dos humanos por muita gente, mas nem todas as raças são iguais, já que há algumas com níveis mais altos e mais baixos de sociabilidade humana. De certeza que já conheceu um cão mais amigável ou um mais feroz e isso pode dever-se à sua personalidade ou à própria raça.

Anúbis foi um dos cães maltratados pelo cavaleiro João Moura. Veja como está o patudo agora
Anúbis foi um dos cães maltratados pelo cavaleiro João Moura. Veja como está o patudo agora
Ver artigo

Enquanto as raças Bull Terrier, cães teacup – de porte menor do que a média – e Golden Retriever estão no pódio para os melhores amigos dos humanos, os cães guardiões de gado, raças asiáticas primitivas e Galgos de caça primitivos não apreciam tanto a nossa companhia, segundo pesquisadores da Universidade de Helsínquia, na Finlândia.

“A raça do cão é o determinante mais importante subjacente às diferenças de personalidade. Todos os cães são indivíduos e todas as raças têm características diferentes, mas as raças diferem no tipo de personalidade que a maioria dos cães dentro de cada raça tem”, disse Milla Salonen, principal autor do estudo.

A equipa reuniu dados sobre 11 mil cães de 300 raças diferentes e estes foram categorizados em 52 grupos, avança o "Daily Mail". Os dados revelaram sete traços de personalidade: insegurança, foco no treino, agressividade/domínio, energia, sociabilidade canina, sociabilidade humana e perseverança.

Na sociabilidade humana, a raça Bull Terrier ficou em primeiro lugar, seguida dos cães teacup, Golden Retriever, Jack Russel Terrier e Dachshund, mais conhecidos como cão salsicha. Por outro lado, cães guardiões de gado, raças asiáticas primitivas, Galgos de caça primitivos e a raça Spitz de caça foram considerados os menos sociáveis com humanos.

Veja se o seu cão está presente no pódio.

As coisas MAGGníficas da vida!

Siga a MAGG nas redes sociais.

Não é o MAGG, é a MAGG.

Siga a MAGG nas redes sociais.

Fale connosco

Se encontrou algum erro ou incorreção no artigo, alerte-nos. Muito obrigado.