Danielle Amos foi ao veterinário porque a sua hamster, Lyra, andava a sentir-se mal. A roedora tinha problemas nos dentes e, de acordo com a profissional, era altura de os remover. Só que esse procedimento iria custar quase 600€, o que deixou a dona em choque.

A mulher, natural de de Sarn, vila em Bridgend, no País de Gales, queria acabar com o sofrimento do animal de estimação, mas não tinha como pagar a conta, que rotulou como "ridícula". Decidiu não avançar com esta intervenção.

Mulher tem 2 pombos como animais de estimação e obriga o marido a aceitar que as aves durmam com eles
Mulher tem 2 pombos como animais de estimação e obriga o marido a aceitar que as aves durmam com eles
Ver artigo

"Esperava isso para um cão ou um gato — mas um hamster? É ridículo, especialmente para o custo de vida atual", comentou, citada pela "BBC". Acabou por ir pesquisar outros métodos na Internet, na tentativa de encontrar maneiras menos dispendiosas de ajudar a Lyra.

"Não encontrei nenhum outro veterinário na minha área que o fizesse, então decidi procurar no Youtube como aparar os dentes de um hamster como deve ser, e é o que tenho feito todos os meses, sozinha", adianta. Esta iniciativa é desencorajada por veterinários.

Danielle Amos
Danielle Amos e Lyra créditos: Danielle Amos

Os dentes dos hamsters são naturalmente compridos. À medida que vão mastigando, acabam por ser aparados. Porém, às vezes, ficam demasiado longos, o que pode prejudicar os animais. É aí que entram os veterinários, que conseguem resolver o problema.