Já lhe tínhamos dito que o cão, além de ser o melhor amigo do Homem, pode muito bem ser amigo de outras espécies – prova disso é um vídeo que ficou viral na Internet pelo facto de dois patudos cumprimentarem de forma cordial um golfinho, que pode aproveitar para rever aqui. Contudo, se estivermos a falar de interações com crocodilos, a conversa é outra.
Na Austrália, umas imagens captadas por um drone evidenciam aquele que deve ser o cão mais sortudo do mundo. Isto porque, ao estar a caminhar à beira-mar, o animal esteve quase a tornar-se num snack para um crocodilo, que estava bastante próximo da costa – mas não chegou a acontecer.
Veja o vídeo.
O vídeo, cujo autor é Jerry Ahmat, foi gravado na Loyalty Beach, perto de Cape York, a norte de Queensland, esta quarta-feira, 6 de março. O réptil, que estava a nadar pelas águas cristalinas da praia, começa por ver o cão à distância e vai aproximando-se, ao mesmo tempo que se posiciona diretamente de frente para o mesmo, como se estivesse em posição de ataque.
O patudo não se apercebe e continua a fazer a sua vida – ora se aproximava da água, ora se afastava e ia mudando de direção. Mas à medida que isto ia acontecendo, o crocodilo não tirava os olhos do mesmo, continuando a aproximar-se e tendo chegado a pôr a cabeça fora de água.
A certo ponto, parece que o cão se apercebe da presença do animal na água e começa a afastar-se lentamente. No final, pode ver-se que Jerry Ahmat estava a uns metros de distância a gravar tudo com o seu drone, o que gerou alguma indignação nas redes sociais.
"É triste usar o cão como isco só para conseguir imagens", "Se é o teu cão, porque é que não tentas ajudá-lo e voas com o drone até lá para o assustares?" e "Não percebo porque é que o cão não foi chamado quando o crocodilo foi visto. Não gostas muito do teu cão?", foram alguns dos comentários que os utilizadores deixaram na publicação.
Contudo, também houve quem gostasse de ver o vídeo. "Excelente vídeo educativo sobre os perigos de não estarmos atentos ao que nos rodeia. É assim que é fácil ser apanhado", comentou um utilizador. "Vídeo espetacular de um cão com sorte. Nós não levamos o nosso para a praia por causa disto", afirmou outro.