
A imagem poderia sair da série de ficção “The Last of Us”, mas não, é bem real. Em Fort Collins, no Colorado, Estados Unidos, vários coelhos de cauda de algodão foram vistos com crescimentos negros, semelhantes a tentáculos ou espinhos, a sair-lhes da cabeça.
Trata-se do vírus Shope Papilomavirus, que provoca tumores semelhantes a verrugas na cabeça, orelhas e pálpebras destes animais. A aparência é chocante e assustadora e, por isso, é recomendado que humanos, animais domésticos ou outras espécies se mantenham longe, segundo revela o “New York Post”.
“Pareciam espinhos negros a sair à volta da boca”, descreveu uma residente local. Alguns habitantes admitiram ter pensado, inicialmente, que se tratavam de ferimentos provocados por um porco-espinho, mas essa hipótese foi afastada.
Na maioria dos casos, a infeção não é grave, mas os tumores podem tornar-se problemáticos quando afetam olhos, boca ou nariz, dificultando funções básicas como a alimentação, o que pode levar à morte dos coelhos, revela a mesma fonte.
Este vírus não é novo, tendo já sido observado em coelhos selvagens em 2024. Foi descoberto pela primeira vez em 1933.