Depois de vários dias quase a cheirar a verão, com temperaturas bem acima dos 25 graus em várias cidades do País, espera-se que nesta sexta-feira, 21 de abril, o tempo já seja bem diferente. A temperatura máxima vai cair em muitas regiões entre sete a oito graus, as temperaturas mínimas vão baixar, e a coisa vai piorar ainda mais já no fim de semana — sobretudo no sábado — em que é esperada chuva (miudinha, mas é chuva na mesma) em vários pontos do território nacional, sobretudo na região mais a norte. Só que a partir de domingo tudo muda. Os termómetros vão disparar em força e não vão parar de subir até quarta ou quinta-feira, quando poderão chegar aos 35 graus mais a sul, sobretudo no interior alentejano e no Algarve.

Petiscos, tacos e kebabs. 10 restaurantes novos (e apetitosos) para ir conhecer este fim de semana
Petiscos, tacos e kebabs. 10 restaurantes novos (e apetitosos) para ir conhecer este fim de semana
Ver artigo

Assim, já para esta sexta-feira é esperado, em todo o território, "céu geralmente muito nublado com períodos de chuva, temporariamente
persistente no Norte e Centro" e uma "pequena descida de temperatura", conforme prevê o meteorologista Bruno Café, do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA). Haverá "períodos de chuva no litoral oeste a partir do meio da manhã, estendendo-se gradualmente às restantes regiões, sendo
temporariamente persistente no litoral", diz o IPMA, prevendo uma "pequena descida da temperatura mínima no litoral Norte e Centro" e uma "pequena descida da temperatura máxima, em especial no interior Norte e Centro e na região Sul".

Na Grande Lisboa haverá, esta sexta-feira, 21, "períodos de chuva entre o meio da manhã e o meio da tarde" e vai verificar-se já uma "pequena descida da temperatura máxima", pode ler-se no site do IPMA. No Grande Porto, também se prevêm "períodos de céu muito nublado entre o meio da manhã e o meio da tarde" e "períodos de chuva a partir do meio da manhã, sendo temporariamente persistente", havendo, também, uma "pequena descida da temperatura mínima".

Como vai estar tudo no fim de semana

Já para sábado, 22 de abril, estão previstos "aguaceiros fracos e a diminuir de frequência, sendo mais prováveis a norte", que serão acompanhados de uma ainda maior "descida da temperatura máxima no interior" mas já uma "subida no litoral Sul".

A situação começa a mudar "a partir da tarde" de sábado, conforme prevê o IPMA. Assim, "haverá períodos de céu muito nublado, diminuindo gradualmente de nebulosidade a partir da tarde, em especial no Centro e Sul". Ainda assim, haverá uma "pequena descida da temperatura mínima no interior Centro" e "descida da temperatura máxima no interior, em especial do Norte e Centro. No litoral da região Sul, a situação inverte-se, e a temperatura começa a subir, o que é o princípio do que aí vem.

No domingo, 23, o céu estará "pouco nublado ou limpo" em quase todo o território e são esperadas "subidas da temperatura máxima". A tendência vai manter-se assim durante toda a semana, pelo menos até quarta ou quinta-feira, em que são esperadas temperaturas de verão, com os termómetros a passarem os 30 graus em várias regiões, podendo chegar aos 35 a sul.