Entre filas, cancelamentos e bagagens perdidas, o caos nos aeroportos nacionais mantém-se. À semelhança do que aconteceu esta terça-feira, 5 de julho, que contou com 30 voos cancelados, não só em Lisboa, no Funchal e no Porto, também esta quarta-feira, 6, os constrangimentos vão além da capital.

Até à data, já há registo de pelo menos 21 voos cancelados nos aeroportos portugueses, esta quarta-feira, 6. Em Lisboa estão previstas oito partidas e dez chegadas canceladas, enquanto no Porto, no aeroporto Francisco Sá Carneiro, estão canceladas até agora três viagens.

Quase 30 voos cancelados num só dia. Afinal, o que se passa no Aeroporto de Lisboa?
Quase 30 voos cancelados num só dia. Afinal, o que se passa no Aeroporto de Lisboa?
Ver artigo

Isto de acordo com o site da ANA, a autoridade dos aeroportos de Portugal, que está em constante atualização — o que significa que estes números podem aumentar ao longo do dia. Com base nos dados avançados até ao momentos, a maioria das viagens canceladas são da TAP.

Aeroporto de Lisboa classificado como o pior do mundo

Face ao atual cenário nos aeroportos portugueses, que não são caso isolado, mas somam constrangimentos e cancelamentos, o presidente do Conselho de Administração e o presidente executivo da ANA serão ouvidos esta quarta-feira, 6, no parlamento, por requerimento do PSD. O objetivo? Prestar esclarecimentos sobre os problemas nos aeroportos de Lisboa e do Porto.

Em causa, de acordo com o jornal "Observador", está um ranking do site alemão AirHelp, que se dedica à defesa dos passageiros aéreos à escala mundial, em que o aeroporto da capital surge no último lugar da tabela, na 132.ª posição. Ou seja, como o pior mundo, com 5.76 em 10 pontos.

Vai viajar pela easyJet? Cuidado. Companhia vai cancelar milhares de voos este verão
Vai viajar pela easyJet? Cuidado. Companhia vai cancelar milhares de voos este verão
Ver artigo

Já o aeroporto Francisco Sá Carneiro, no Porto, encontra-se alguns lugares acima, mas, ainda assim, surge como o oitavo pior. Esta classificação tem em conta parâmetros como qualidade de serviços, zonas e ofertas de alimentação, atrasos e cancelamentos.

"Para um País que depende muito significativamente das receitas do turismo e da sua imagem, este tipo de notícias é causador de danos reputacionais com reflexos na atividade turística", avança o PSD, garantindo que é "relevante conhecer a razão de tais classificações e o que está a ser feito em relação às mesmas", cita a mesma publicação. É neste sentido que surge então a audiência prevista para esta quarta-feira, 6, com a presença presidente do Conselho de Administração e o presidente executivo da ANA.

Se vai viajar em breve, perceba quais os seus direitos e a melhor forma de evitar constrangimentos aqui. Falta de pessoal e elevada procura terão motivado o caos generalizado, que surge numa altura em que sucessivos atrasos e a cancelamentos de voos se têm vindo a registar não só em Portugal, mas à escala internacional.

As coisas MAGGníficas da vida!

Siga a MAGG nas redes sociais.

Não é o MAGG, é a MAGG.

Siga a MAGG nas redes sociais.