Uma operação conjunta entre a Guardia Civil espanhola e a Polícia de Segurança Pública de Portugal levou à detenção de um perigoso grupo de criminosos de leste, suspeitos de serem autores vários assaltos violentos com roubos que atingem já um valor próximo de 1 milhão de euros. Uma das vítimas foi o defesa central do Benfica Nicolas Otamendi, que vive na Aroeira, arredores de Lisboa, e que há sensivelmente um ano viu um gangue entrar-lhe em casa, apontar-lhe uma arma, amarrá-lo em frente à mulher e aos filhos e levar-lhe bens e dinheiro num total de aproximadamente 300 mil euros, avança o "Correio da Manhã" deste sábado, 10 de dezembro.
Os suspeitos têm origens no leste da Europa, sobretudo na zona da Albânia, e funcionavam em células gémeas que operavam nos dois países. Ou seja, o gangue agora detido em Espanha tem membros que passaram por Portugal e as autoridades acreditam que pelo menos um deles esteve diretamente envolvido no assalto à residência de Nicolas Otamendi. Uma das particularidades da ação em casa do jogador do Benfica foi o facto de o gangue não ter adotado um modo de operação tradicional, que é o de assaltar as residências quando os proprietários estão a dormir, revela ainda o "CM".
Ao todo foram detidos sete operacionais deste grupo de bandidos, que, acreditam as autoridades, terão participado em mais de 40 assaltos e roubado perto de 800 mil euros.