A Auchan Retail Portugal acaba de lançar uma gama “eco-friendly”, a Actuel Green, produzida com materiais naturais de forma a substituir alguns dos plásticos descartáveis que disponibilizavam. Apesar de a sustentabilidade ter ficado um pouco para trás em tempo de pandemia, uma vez que a expressão "utilização única" tem imperado no que diz respeito a máscaras ou até caixas de comida do take away, a iniciativa do grupo Auchan veio reforçar a necessidade de pensar no planeta.
Passam assim a desaparecer das prateleiras dos supermercados Auchan todos os pratos, copos, talheres e palhinhas de plástico, para dar lugar às alternativas mais sustentáveis feitas de bambu e melamina.
“A Auchan tem procurado promover uma utilização mais responsável do plástico através da sua estratégia 'Menos Plástico, Melhor Uso'. O lançamento da gama Actuel Green surge alinhado com esta estratégia e pretende contribuir para uma maior sustentabilidade do planeta”, refere Paulo Monteiro, Diretor de Responsabilidade Corporativa da Auchan Retail Portugal, em comunicado.
Além de até ter uma estética elegante, com cores neutras em branco e kraft, para usar festas de aniversário, jantares ou eventos — num futuro próximo, esperemos nós — há uma grande diversidade de opções para dispor a comida e bebida.
A linha Actuel Green tem no total 70 novos artigos biodegradáveis e reutilizáveis, desde pratos de aperitivo a pratos para servir uma refeição principal, e a palavra sustentabilidade parece que vai também estar ligada aos preços acessíveis, mas ainda desconhecidos.
Os novos artigos vão entrar na Auchan aos poucos, uma vez que primeiro terão de ser esgotados os stocks dos produtos existentes de forma a não haver desperdício. O objetivo é que até 2022 a nova gama seja totalmente produzida na Europa de forma a reduzir a pegada de carbono dos novos materiais, faltando apenas 10% para que isso seja atingido.
A iniciativa está ainda em linha com a entrada em vigor da legislação que vai proibir o uso de plásticos descartáveis na Europa a partir de julho de 2021 — sendo por isso uma forma de começarmos a familiarizarmo-nos com as novas alternativas.