Guido era um sem-abrigo holandês e foi encontrado morto no Parque Municipal de El Ejido, em Almeria, Espanha. Blanca, a sua cadela, estava ao seu lado tal como esteve durante os quase cinco anos que estiveram juntos nesse parque. Depois da agência funerária levar o corpo do dono, o animal ficou no parque e não quis sair de lá.
“Ela nunca saiu do lado dele”, disse Antonella, uma vizinha do parque que tomou conta de Blanca. “Eu conhecia-a porque todas as tardes sentava-me com o dono e conversava enquanto os meus filhos brincavam com o cão”, contou à "NIUS". A mulher, mal soube da morte de Guido, foi a correr até ao parque para ficar com Blanca. “Falei logo com a polícia que estava no parque e disse-lhes que ia acolher o animal”, contou.
Contudo, a cadela não quis sair do parque onde viveu com o dono. “Ela estava muito nervosa e recuou. Quando entrou em casa e viu os meus filhos, que já conhecia, ficou muito contente e saltou para cima e para baixo com eles”, relatou. Antonella tem quatro filhos e afirma que toda a família está encantada com o novo membro de quatro patas da família.
“É um ser muito especial e é também muito bem educada. Não faz xixi nem cocó dentro de casa e não faz porcaria. Deita-se na sua própria cama e não faz confusão. Vê-se que foi criada por uma pessoa fantástica”, disse Antonella que ficou surpreendida com o comportamento do animal.
A mulher contou que Blanca ainda se recorda do dono e que quando saem de casa o animal “tenta sempre ir para o parque”. Lá, procura Guido e a sua primeira paragem é sempre no local onde o corpo foi encontrado. “Ela fareja o altar de velas e flores que os vizinhos colocaram”, disse a mulher.
Antonella afirma que a cadela é muito acarinhada por todos e que continua a levá-la ao parque. “As pessoas ficam loucas quando a veem, abraçam-na, acariciam-na. Levo-a todos os dias ao parque, onde ela continua à espera de o ver”, explicou a nova dona.