Portugal regista já 47.765 infetados e 1.679 mortos pelo novo coronavírus. São estes os novos dados avançados pela Direção-Geral da Saúde (DGS) no boletim epidemiológico desta quinta-feira, 16 de julho. Estes números representam um aumento de 339 infetados, enquanto as vítimas mortais registadas são mais três do que as de ontem.
Relativamente ao surto de COVID-19 em Reguengos de Monsaraz, no distrito de Évora, o concelho continua sem casos curados entre os utentes do lar da Fundação Maria Inácia Vogado Perdigão Silva onde o surto teve origem a 18 de junho, segundo a atualização do boletim epidemiológico divulgada hoje pelo município, avançada pela TVI24.
Outro dos desenvolvimentos sobre o vírus diz respeito às mazelas deixadas após a infeção. Depois de ser revelado que a COVID-19 poder causar lesões graves no cérebro, uma nova investigação, realizada por investigadores de 69 países, indica que pode causar lesões no coração.
Isto depois de se perceber através do estudo que 55% dos 1,261 doentes com COVID-19 analisados apresentavam alterações anormais no batimento cardíaco e que aproximadamente um em sete pacientes sofriam de algum tipo de disfunção cardíaca severa, de acordo com o jornal britânico "Belfast Telegraph".