Portugal regista já 24.322 infetados e 948 mortos pelo novo coronavírus. São estes os novos dados avançados pela Direção Geral de Saúde (DGS) no boletim epidemiológico desta terça-feira, 28 de abril. Estes números representam um aumento de cerca de 1,2% de infetados, enquanto as vítimas mortais registadas são mais 20 do que as registadas ontem.
A par das vacinas que estão a ser desenvolvidas, a tecnologia do tubos de ensaio passa para a dos telemóveis através de uma aplicação que está a ser testada e permite rastrear contactos com infetados, de acordo com o primeiro-ministro, António Costa. A StayAway, assim se chama, está a ser desenvolvida pelo Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores, Tecnologia e Ciência (INESC TEC), com o apoio do Instituto de Saúde Pública da Universidade do Porto (ISPUP).
António Costa revelou no podcast "Política com Palavra", do PS, que há possibilidade de a Direção-Geral da Saúde (DGS) vir a ter acesso aos telemóveis dos portugueses para efetuar o rastreio.
Ainda sobre novidades na área da tecnologia, o jornal "Expresso" avança que o grupo Sonae tem em mãos um projeto cujo objetivo é desenvolver uma máscara têxtil reutilizável à prova de vírus e bactérias. Ainda estão a ser feitos testes no Instituto de Medicina Molecular João Lobo Antunes, em Lisboa, mas a empresa garante que o nível de eliminação microbiana “aproxima-se dos 100%, mesmo depois de 50 lavagens domésticas a 30ºC”, diz em comunicado.