Portugal regista já 24.322 infetados e 948 mortos pelo novo coronavírus. São estes os novos dados avançados pela Direção Geral de Saúde (DGS) no boletim epidemiológico desta terça-feira, 28 de abril. Estes números representam um aumento de cerca de 1,2% de infetados, enquanto as vítimas mortais registadas são mais 20 do que as registadas ontem.

A par das vacinas que estão a ser desenvolvidas, a tecnologia do tubos de ensaio passa para a dos telemóveis através de uma aplicação que está a ser testada e permite rastrear contactos com infetados, de acordo com o primeiro-ministro, António Costa. A StayAway, assim se chama, está a ser desenvolvida pelo Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores, Tecnologia e Ciência (INESC TEC), com o apoio do Instituto de Saúde Pública da Universidade do Porto (ISPUP).

António Costa revelou no podcast "Política com Palavra", do PS, que há possibilidade de a Direção-Geral da Saúde (DGS) vir a ter acesso aos telemóveis dos portugueses para efetuar o rastreio.

Facebook lança sala de reuniões virtuais onde podem estar 50 pessoas (e vai haver novidades no WhatsApp)
Facebook lança sala de reuniões virtuais onde podem estar 50 pessoas (e vai haver novidades no WhatsApp)
Ver artigo

Ainda sobre novidades na área da tecnologia, o jornal "Expresso" avança que o grupo Sonae tem em mãos um projeto cujo objetivo é desenvolver uma máscara têxtil reutilizável à prova de vírus e bactérias. Ainda estão a ser feitos testes no Instituto de Medicina Molecular João Lobo Antunes, em Lisboa, mas a empresa garante que o nível de eliminação microbiana “aproxima-se dos 100%, mesmo depois de 50 lavagens domésticas a 30ºC”, diz em comunicado.