Não é um engano, não é um acaso, não é uma parvoíce, não é o nosso depósito que, afinal, até é grande e ainda leva mais um litro de gasolina. Quando as bombas de combustível dão o primeiro clique, sinalizando que deveria parar de meter gasolina ou gasóleo no carro, isso significa que deve MESMO parar de meter gasolina ou gasóleo no carro. Se não o fizer, não só está a deitar dinheiro à rua.

A explicação é relativamente simples. O clique dá-se quando o combustível atinge o seu limite máximo no tanque, um pouco como as banheiras não se enchem até cima, mas existe sempre uma distância de segurança. E tal como nas banheiras, que têm um ralo por onde corre a água em excesso, também os carros têm um tubo que sai da parte superior do tanque e transporta o combustível em excesso para a parte de baixo do carro, deitando fora o excesso. O aviso foi dado por Graham Conway, director-geral da empresa britânica Select Car Leasing. "Se ignorar o primeiro clique, vai estar a encher o depósito para além do limite, e esse combustível extra acabará por entrar no pequeno dreno por baixo da entrada e sairá para o chão, por baixo do seu veículo", explicou Conway.

Homem vê os dois carros de luxo que custam mais de 1 milhão de euros levados pelo furacão (e põe tudo no Instagram)
Homem vê os dois carros de luxo que custam mais de 1 milhão de euros levados pelo furacão (e põe tudo no Instagram)
Ver artigo

Não é só por estar a deitar dinheiro à rua que deve parar de encher o depósito após o primeiro clique. Pode estar, também, a estragar o carro. A reserva que existe de ar por cima do tanque está lá por uma razão, que tem que ver com a circulação de vapores do combustível. Impedir a circulação desses vapores (no caso de entupimento do tubo que escoa o combustível em excesso, por exemplo) pode trazer "problemas mais sérios" para o carro. "O vácuo que fica no depósito "evita que a gasolina evaporada ou o gasóleo escapem quando se solta a tampa da gasolina para encher o tanque", explicou o especialista. "Se estiver a forçar o excesso de gasolina ou gasóleo a entrar no depósito, isto pode levar combustível para os tubos e danificar o sistema de recuperação de vapores. Depois disso, é normal que em pouco tempo comece a ver luzes de aviso no seu painel, que provavelmente o levarão à oficina, onde vai gastar dinheiro".