Zé Lopes teve o seu carro furtado na passada sexta-feira, 29 de novembro. O apresentador contou o sucedido no programa "Bom dia Alegria" desta segunda-feira, 2 de dezembro.
"Na sexta-feira fui ao centro de Lisboa e tinha a minha mochila e o saco do ginásio dentro do carro e quando cheguei já não tinha nenhuma das duas coisas. Levaram-me a mochila, o saco do ginásio com o equipamento", narrou Zé Lopes.
Porque deixou as "chaves de casa" e cartões no veículo, o apresentador do V+ teve de perder tempo e dinheiro a mudar a fechadura de casa e viu também serem-lhe subtraídos mais de 100€ da conta bancária. "Na mochila tinha os óculos de ver, chave de casa, carteira com os cartões, o carregador do telemóvel. Tudo isto obrigou a uma ginástica muito grande. Tiveram que ir arrombar-me a porta, mudar a fechadura de casa, comprar um carregador novo. Cuidado com o contacless. Fizeram-me quatro compras, 115€ foram-me à vida e é muito desagradável ter de tratar os cartões todos", contou ainda.
No "Bom dia Alegria" desta terça-feira, 3 de dezembro, Zé Lopes voltou a falar sobre o tema, revelando mais pormenores sobre o furto. "O que não me deixa tão triste é saber que o meu cartão de Multibanco foi usado em supermercados. Acredito que tenha sido mesmo para comer. Também pode ter sido para cigarros, mas quero acreditar que tenha sido para comer", acrescentou.
Saiba como evitar o furto ou assalto a carros
A Polícia de Segurança Pública oferece várias dicas para evitar que o seu carro seja roubado ou que os seus pertences sejam subtraídos da viatura.
Como prevenir o furto do automóvel
- Tranque as portas;
- Guarde as chaves sobresselentes em casa ou no seu bolso, mas nunca no interior da viatura;
- Substitua os fechos de segurança das portas por hastes finas sem cabeça. É assim praticamente impossível puxá-los com um arame;
- Quando estacionar, deixe o lado do motor virado para o local mais visível. Se alguém lhe mexer será mais facilmente detectado;
- Mesmo que a sua ausência seja breve, nuca deixe o motor a trabalhar. Nem mesmo num parque de estacionamento;
- Use tranca, bengala de pedais ou de volante visível do exterior;
- Use um tampão do depósito de gasolina com fechadura.
- Faça instalar no seu automóvel, por um técnico especializado, um dispositivo anti-roubo.
Como prevenir o furto de bens do automóvel
A PSP alerta que o melhor é mesmo nunca deixar qualquer tipo de objeto dentro do carro. Se tiver mesmo de o fazer, use estas medidas.
- Feche-os no porta-bagagens, mas faça-o antes de chegar ao local onde vai estacionar, porque pode estar a ser observado. Os marginais utilizam muito o sistema de vigiar os parques, vendo quem guarda objetos de valor na mala do carro e agindo posteriormente com lucro;
- Nunca deixe no porta-luvas os documentos da sua viatura, livros de cheques, cartões de crédito, armas de defesa pessoal etc... Lembre-se que este local oferece pouca segurança e constitui um dos primeiros "esconderijos" a despertar a atenção do delinquente;
- Em viagem, não deixe a bagagem no porta-bagagens quando parar durante a noite, pois o seu peso e a consequente pressão que exerce sobre o sistema amortecedor, são facilmente detectáveis por um "profissional".
- Instale um sistema amovível - a gaveta - para o seu rádio e leitor de cassetes.