Miguel Arruda é suspeito de roubar malas em aeroportos. O deputado, que foi eleito pelo Chega, desfiliou-se do partido esta sexta-feira, 24 de janeiro, na sequência da revelação pública do caso, mas vai continuar a exercer funções legislativas no parlamento português como deputado não-inscrito.

De acordo com o "Expresso", Miguel Arruda furtava malas de viagem nos aeroportos de São Miguel, Açores, e de Lisboa. O semanário noticia que a PSP terá encontrado 17 malas de viagem nas duas residências do deputado. Miguel Arruda foi também apanhado pelas câmaras de vigilância a subtrair os objetos nos tapetes de recolha de bagagens.

Esta quinta-feira, 24 de janeiro, o deputado negou, em entrevista ao "Jornal Nacional", que a conta que tinha na plataforma de venda online Vinted servisse para comercializar os objetos furtados. Diz ainda que as imagens de videovigilância na posse das autoridades podem ter sido geradas com recurso a inteligência artificial.

Com a revelação pública do caso, é pouco provável que estes alegados furtos continuem a acontecer. Não podemos garantir, no entanto, que a sua mala de viagem não seja subtraída no tapetes de recolha de bagagens ou que seja extraviada e vá parar ao Rio de Janeiro. Mas podemos sugerir-lhe 13 malas para viajar em estilo e, quem sabe, reformar essa velhota que já tem as rodas todas gastas e alguns rasgões.

Veja as nossas escolhas