Depois das temperaturas baixas e do céu nublado nos feriados, que estragaram os planos de uma ida à praia, a meteorologia para esta sexta-feira, 12 de junho, continua a não ser animadora. A chuva ou aguaceiros estão de regresso a Portugal continental, em especial nas regiões Norte e Centro, até ao final da tarde, enquanto no Baixo Alentejo e Algarve a chuva será fraca e pouco frequente, de acordo com as previsões do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), avançadas pelo "Jornal de Notícias".

O IPMA prevê ainda vento por vezes forte nas terras altas, com possibilidade de neve nos pontos mais altos da Serra da Estrela. Outro dos fenómenos pouco frequentes nesta altura é a trovoada, que pode chegar às regiões do Norte e Centro durante a tarde.

Quanto às temperaturas, estas continuam a afastar o verão que chega a 20 de junho e vão estar abaixo do habitual para a época do ano. As máximas não ultrapassam os 22º, em Setúbal e Faro, e as mínimas a descem até aos 6º, na Guarda.

Uma autocaravana, tenda tipi e até um autocarro — 7 formas alternativas para fazer férias
Uma autocaravana, tenda tipi e até um autocarro — 7 formas alternativas para fazer férias
Ver artigo

Apesar do céu estar muito nublado, diminuindo gradualmente de nebulosidade na região Sul a partir do final da manhã, o IPMA coloca 11 distritos de Portugal Continental com risco elevado e muito elevado de exposição à radiação ultravioleta (UV). São eles Guarda, Castelo Branco, Coimbra, Leiria, Évora e Beja, com risco elevado, e Lisboa, Santarém, Portalegre, Setúbal e Faro com risco muito elevado.

Já na região autónoma dos Açores, o risco de exposição é elevado em São Miguel e nas Flores e muito elevado no Faial. O IPMA prevê ainda risco muito elevado em Porto Santo e elevado na ilha da Madeira. Para os distritos em alerta, o IPMA recomenda a utilização de óculos de sol com filtro UV, chapéu, 't-shirt', guarda-sol, protetor solar e evitar a exposição das crianças ao sol.

A chuva deve ficar até sábado, principalmente nas regiões do Norte e Centro, de acordo com a meteorologista Madalena Rodrigues à RTP. A meteorologista refere que a partir de sábado, 13, há uma diminuição da intensidade do vento e para domingo e segunda-feira "não se prevê ocorrência de precipitação". Boas notícias para quem vai entrar de férias na segunda quinzena de junho.

Quanto às temperaturas para o fim de semana, as máximas chegam aos 26º no domingo, 13, em Santarém, Setúbal, Évora e Beja e as mínimas apontadas são de 7º em Bragança e Guarda, também para domingo, de acordo com o site do IPMA.