O sonho acabou. Depois de um jogo sofrido contra a Eslovénia, do qual Portugal conseguiu sair vencedor, o mesmo não se pode dizer sobre a partida desta sexta-feira, 5 de julho, frente à França. Esta decorreu no Volksparkstadion, em Hamburgo, e ditou a eliminação da equipa das quinas do Euro 2024 – mas ainda houve fair play entre nações. Já lá vamos.
França levou a melhor nos penáltis, tendo marcado as cinco grandes penalidades. A equipa segue agora para as meias-finais e joga, na terça-feira, 9 de julho, com Espanha, que venceu esta sexta-feira, 5, a Alemanha. Já a Seleção Nacional estará de volta a Lisboa ainda este sábado, 6, devendo sair de Münster, na Alemanha, ao início da tarde, diz a SIC Notícias.
Para Cristiano Ronaldo, este jogo foi o fim de uma era. Aos 39 anos e depois de 20 a representar o País, o capitão da equipa diz adeus a este torneio, tendo confirmado que esta foi a sua última exibição no campeonato da Europa. Por isso, a família do craque viveu o jogo de forma intensa, não deixando de reconhecer a admiração que tem por um dos protagonistas de França.
Elma Aveiro, irmã de Cristiano Ronaldo, partilhou uma fotografia do clã Aveiro com Kylian Mbappé, jogador da seleção francesa. "Grande jogador, desejo-lhe o melhor", referiu na legenda da partilha, cuja imagem foi também publicada por Kátia Aveiro na sua conta de Instagram. "Se chorei ou se sofri o importante é que emoções eu vivi", escreveu.
A par disto, Elma Aveiro aproveitou ainda para publicar uma fotografia em que a família podia ser vista com o irmão e, simultaneamente, com Pepe. "Grandes vencedores. Orgulho de uma nação, merecem meu respeito e admiração", escreveu a irmã mais velha de Cristiano Ronaldo.
Quem também esteve em Hamburgo a ver o jogo foi Georgina Rodríguez. Depois da partida, a companheira de Cristiano Ronaldo partilhou um carrossel de fotografias nas redes sociais, acompanhadas de uma legenda curta em que mostrava o seu apreço pela equipa. "Que bonitas emoções vivemos neste Euro. Obrigada. Sempre Portugal", lê-se.
As reações dos jogadores
As lágrimas de Diogo Costa, que foi um autêntico herói no jogo anterior ao defender três penáltis, foram substituídas pela desilusão patente no rosto de João Félix. O jogador de 24 anos foi um dos escolhidos para fazer o derradeiro remate, depois de praticamente 120 minutos no banco, e falhou.
Depois de o jogo acabar, Pepe não conseguiu conter as lágrimas, tendo usado Cristiano Ronaldo, que não chorou, como ombro amigo. No rescaldo da exibição, o jogador disse que "é difícil encontrar palavras pelo jogo" que fizeram. "Infelizmente, o futebol é assim, há quatro ou cinco dias estávamos felizes por ganhar nas grandes penalidades e hoje estamos tristes", disse, citado pelo "Jornal de Notícias".
"Tenho de dar os parabéns aos meus colegas que lutaram e fizeram bem feito aquilo que o selecionador pediu. Tivemos as nossas ocasiões para marcar, com os processos bem definidos, mas o futebol é isto", continuou, não dando ainda certezas sobre o seu futuro no futebol – e se este terá sido ou não o último Euro em que participa.
Veja as fotos.
"Futuro? Já tomei a minha decisão e vou revelar em breve", adiantou o jogador, acrescentando que "o importante não é isso" neste momento. "Vou ter tempo para falar do meu futuro. O mais importante é dar os parabéns aos meus companheiros pela entrega que tiveram no jogo, cumprindo sempre o plano que tínhamos traçado, mas o futebol é isso, é cruel", rematou.
Os outros jogadores também se pronunciaram em relação à derrota. Bernardo Silva frisou que "nestas grandes competições, de curta duração, nem sempre ganham as melhores equipas, nem as que jogam melhor", aproveitando ainda para deixar uma mensagem a João Félix. "Pessoalmente, passei por isso há pouco tempo (...). Claro que custa. Todos nós sentimos a pressão nestes momentos e alguém tem de falhar para uma equipa ganhar", afirmou, citado pelo "Correio da Manhã".
Nuno Mendes diz que à equipa faltou "eficácia, chegar lá [à área adversária] e meter a bola dentro da baliza", admitindo que o desempate por grandes penalidades "é uma questão de sorte", algo corroborado por Rúben Dias, que descreve este momento do jogo como "uma lotaria". Mas a generalidade dos jogadores considera que a equipa teve uma boa prestação.
As reações da Internet
Os portugueses vibram como ninguém no que diz respeito a derrotas e vitórias da Seleção Nacional. No rescaldo da eliminação de Portugal do Euro 2024, não foi exceção. Pelas redes sociais, nomeadamente no X (antigo Twitter), podem ler-se inúmeros comentários de tristeza e, sobretudo, muitas críticas dirigidas a João Félix.
"O último jogo do Europeu do Cristiano foi por água abaixo por culpa estúpida do João Félix", "Nunca te perdoarei, João Félix", "Meu Deus, João Félix, não toques em mais nenhuma bola na tua vida", "É melhor o João Félix ver-se ao espelho e perguntar-se aquilo em que está a tentar tornar-se. Vários empréstimos e ainda não há progressos, é altura de começar a ser produtivo", são alguns dos comentários.
Contudo, também houve espaço para utilizar a situação para fazer humor. As redes sociais encheram-se de memes em relação à derrota de Portugal, bem como de comentários de apoio à Seleção Portuguesa e de excertos dos momentos mais emocionantes do jogo, que agora lhe mostramos.