Morreu o pai do Son Goku, figura mítica da animação japonesa que encantou portugueses de todas as idades nos anos 90 e 2000. O criador da saga "Dragon Ball", Akira Toriyama, morreu dia 1 de março, aos 68 anos, na sequência de uma hemorragia cerebral, anunciou o seu estúdio de animação esta quinta-feira, 7 de março.
A comunicação foi feita pelos estúdios num comunicado revelado nas redes sociais, onde se explica que Toriyama sofria de uma doença pouco comum, um hematoma subdural agudo. Ainda de acordo com o documento, o criador de Dragon Ball tinha "ainda vários trabalhos em fase de criação com grande entusiasmo", e ainda "teria muito mais coisas para realizar".
Embora só tenha chegado a Portugal nos anos 90, "Dragon Ball" foi emitido pela primeira vez no Japão em 1984 e tornou-se num êxito imediato à escala global. Passou da televisão para a banda desenhada, cinema, videojogos e teve várias spin-offs.
"Esperamos que o mundo único da criação de Akira Toriyama continue a ser amado por toda a gente durante muito tempo", desejou o estúdio de anime.
O funeral já se realizou e foi apenas reservado à família do autor.