O Lidl lançou a 9 de novembro uma nova campanha com brinquedos de Natal que se tornou viral nas redes sociais. A razão? Rapazes a passar a ferro ou a aspirar e raparigas a brincar com carros, mostrando um compromisso da empresa com a igualdade de género.

Contudo, embora este tipo de campanhas tenham passado mais despercebidas até agora, não são uma novidade no retalhista alimentar que acaba de ser distinguido como "A Melhor Loja de Portugal" pelo terceiro ano consecutivo, avança o "Jornal Económico" esta segunda-feira, 16.

Um dos exemplos das campanhas que promovem a igualdade de género diz respeito à apresentação de artigos de casa e cozinha em folhetos ou anúncios televisivos, nos quais quer homens quer mulheres representam essas tarefas.

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Já em contexto de Natal, desta vez foram as crianças as protagonistas desta representação da igualdade de direitos. "Acreditamos que as crianças são livres de brincar com o que lhes despertar maior interesse e não estarem condicionadas pelo seu género. No catálogo de brinquedos deste ano procurámos realçar também esta mensagem, mas já o temos vindo a fazer também noutras ações", refere o porta-voz do departamento de comunicação corporativa do Lidl à MAGG.

Entre essas ações está a adesão, como primeiro retalhista alimentar em Portugal, à iniciativa mundial da Organização das Nações Unidas (ONU) para o empoderamento das mulheres “WEPs- Women’s Empowerment Principles” — que promove “oportunidades iguais” e “diversidade” no mundo empresarial —, e ainda a subscrição ao Target Gender Equality, um programa acelerador de igualdade de Género da ONU.

Também no que diz respeito aos brinquedos da campanha de Natal com o mote “ninguém nos vende como os nossos clientes”, que tem acompanhado a comunicação da marca este ano, os princípios e valores seguidos pelo Lidl são expostos no folheto sem receio de afastar da empresa quem não se revê nestes valores.

"A igualdade de género é uma temática para o qual a população no geral está cada vez mais alerta e os consumidores dão uma importância cada vez maior à ética das marcas, pelo que acreditamos que não só podemos sensibilizar e alertar para este tema enquanto empresa, como este caminho que temos vindo a construir, é bem recebido pelos nossos clientes", destaca o porta-voz do Lidl, cadeia responsável pela campanha viral que no Twitter alcançou 1,6 mil retweets e 5 mil gostos.

Com a sustentabilidade também se pode brincar

Para além dos valores relacionados com a igualdade de género, que tiveram um maior destaque na campanha de Natal deste ano, os brinquedos de madeira "amigos do ambiente" certificados com o selo FSC (Forest Stewardship Council) não passam despercebidos logo nas primeiras páginas do folheto.

O retalhista apresenta, como que um conto para explicar às crianças, a importância de brincar e ao mesmo tempo de proteger "a natureza e as florestas" — assunto sobre o qual os duendes do Pai Natal andam atentos e pra o qual tentam consciencializar as crianças.

folheto
créditos: lidl

"A sustentabilidade faz parte do ADN do Lidl e é vivida integralmente através da adoção de boas práticas económicas, ambientais e sociais ao longo da nossa cadeia de valor, centrando-se na política de oferecer qualidade ao melhor preço", revela o porta-voz do departamento de comunicação corporativa do Lidl, acrescentando que a marca trabalha continuamente no sentido tornar as atividades comerciais o mais sustentáveis possível. "Analisamos com os nossos parceiros de negócio as situações onde é possível incluir alternativas mais sustentáveis", termina.

Apesar de o catálogo de brinquedos de Natal deste ano ter feito furor, como resultado de um esforço do Lidl para "evidenciar ainda mais a questão da igualdade de género, como parte integrante do caminho que temos construído enquanto empresa e dos valores que procuramos transmitir", diz o porta-voz, a ideia é não ficar por aqui e reforçar noutras campanhas valores que zelam pelo futuro.

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"Procuramos diariamente integrar e enaltecer todos os valores necessários para cuidarmos do nosso futuro — enquanto empresa e enquanto cidadãos", diz o porta-voz do Lidl à MAGG. Para passar essa mensagem, o retalhista alimentar foca-se em três princípios: promoção de estilos de vida sustentáveis — prova disso são as receitas saudáveis, vegetarianas e para todos os tipos de dieta que disponibilizam frequentemente —, proteção do planeta e apoio às comunidades locais.

Esse apoio está também presente na campanha de Natal deste ano, marcado pela pandemia de COVID-19, através de "uma oferta com tudo o que os portugueses precisam para este momento, adaptada aos diferentes orçamentos, seja a nível de artigos alimentares, como não alimentares, entre os quais, os brinquedos", conclui o porta-voz do departamento de comunicação corporativa do Lidl.

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