A Rússia inaugurou este domingo, 12 de junho, a nova marca de restaurantes estilo McDonald’s denominada “Delicioso, ponto final” (ou Vkusno & tochka em russo), com um logotipo diferente da cadeia norte-americana, mas semelhante ao de uma empresa portuguesa de produção de ração animal, a Matosmix.

O caso foi divulgado pela estação de televisão bielorrussa NEXTA no Twitter, que denuncia num tweet que "o logotipo da 'Vkusno & tochka' ('Delicioso, ponto final'), que agora opera na Rússia em vez do McDonald’s, foi roubado à Matosmix, empresa portuguesa que produz ração animal", pode ler-se.

“Delicioso, ponto final”. Como a Rússia criou novos McDonald’s depois da marca sair do país
“Delicioso, ponto final”. Como a Rússia criou novos McDonald’s depois da marca sair do país
Ver artigo

A publicação vem acompanhada de imagens que mostram, de um lado, o logotipo do novo “Delicioso, ponto final” em tons vermelhos — um círculo e duas linhas em representação de um hambúrguer e duas batatas fritas —, e do outro a imagem da Matosmix que tem exatamente os mesmo sinais, mas em amarelo num fundo verde.

A empresa já comentou a situação e apesar de dizer que não quer estar associada à Rússia, refere que nada pode ou vai fazer quanto ao assunto. "Não pretendemos fazer nenhuma mudança. O logótipo é nosso e encontra-se registado desde 2021. Não pretendemos mudar porque sofremos um rebranding em 2021”, disse à rádio Observador. Quanto a uma possível reclamação, a Matosmix refere que não o pode fazer “porque o logótipo só se encontra registado em Portugal".

A "nova identidade visual" da empresa de rações para animais foi apresentada em janeiro de 2021 no Facebook (vindo substituir o anterior logotipo que destacava a primeira letra da marca), muito antes de começar o conflito entre a Rússia e a Ucrânia, a 24 de fevereiro, e de a McDonald’s anunciar a 14 de março que ia suspender as operações na Rússia.

Contudo, a alegada cópia não parece ser caso único. No Twitter é também partilhada a parecença da imagem do Vkusno & tochka e de uma outra cadeia de fast food, a Mos Burger, no Japão.

Este domingo, 12, abriram 15 restaurantes em Moscovo ao longo do dia e esta segunda-feira, 13 de junho, abrem outros 50. O objetivo é que até ao final do verão abram os 850 restaurantes que fecharam aquando da saída da cadeia norte-americana do país.