Após cerca de 4500 votos no site e mais de 2000 nos stories do Instagram, estão fechadas as escolhas das Personalidades MAGG 2023. Os leitores elegeram quem se distinguiu nas categorias Política, Desporto, Cultura / Espectáculo, Televisão, Digital e Personalidade do Ano - Internacional.
Veja os resultados preliminares
António Guterres foi a Personalidade do Ano na categoria Política. O secretário-geral das Nações Unidas teve 63% dos votos. António Costa, que apresentou demissão do cargo de primeiro-ministro em novembro, na sequência da Operação influencer, teve 21% dos votos. Carlos Moedas, presidente da câmara municipal de Lisboa, teve 16% dos votos.
Jéssica Silva foi escolhida como Personalidade do Ano na categoria Desporto. A futebolista do Sport Lisboa e Benfica e jogadora da Seleção Nacional reuniu 41% dos votos, batendo Cristiano Ronaldo (33%) e Bernardo Silva (26%).
Bruno Nogueira foi o escolhido na categoria Cultura / Espectáculo. O humorista, que este ano lançou o podcast "Isso Não se Diz" e encheu, juntamente com Nuno Markl e Filipe Melo, a Altice Arena em Lisboa e a Super Bock Arena, no Porto, reuniu 39% dos votos. Bárbara Tinoco teve 32% dos votos e os D'ZRT, que regressaram aos palcos após mais de uma década de hiato, tiveram 29% da votação.
Cândido Costa foi o mais votado na categoria Televisão. O ex-futebolista, que este ano fez parte do elenco do programa da RTP1 "Taskmaster" e é apresentador e comentador do Canal 11, teve 46% dos votos. Inês Aires Pereira, que também integrou o "Taskmaster" e vai ser jurada da próxima edição do "Got Talent Portugal", teve 29% dos votos e José Condessa, protagonista da série da Netflix "Rabo de Peixe", teve 25% dos votos.
Na categoria Digital, a influencer Madalena Abecasis foi a mais votada, com 48%. Deixou para trás Joana Marques (32%), humorista e autora do podcast mais ouvido do ano ("Extremamente Desagradável") e a influenciadora digital Mariana Bossy (20%), que lançou recentemente o documentário "Soy Mariana Bossy".
Por fim, os leitores da MAGG elegeram Volodymyr Zelensky como Personalidade Internacional do Ano. O presidente da Ucrânia, que foi catapultado para o panorama mundial aquando a invasão russa, no início de 2022, conquistou 45% dos votos. Taylor Swift, eleita Personalidade do Ano pela revista "Time", ficou em segundo lugar (32%) e, em terceiro, Margot Robbie (23%), produtora executiva e protagonista do filme "Barbie".