Uma influenciadora digital está absolutamente furiosa com o que diz ser "um nojo", após ter visto uma foto sua em biquíni ter sido alterada através do recurso à inteligência artificial, que conseguiu reconstruir a imagem deixando-a totalmente nua. Esta foto começou a ser partilhada no WhatsApp como sendo verdadeira e propagou-se por milhares de telemóveis. Johanna Villalobos, que para lá de influencer é uma conhecida repórter na Costa Rica, fez um vídeo a explicar a situação e a relembrar que aquela imagem não é real. "É a minha cara, mas não é o meu corpo", lamentou.
"Alguém tirou uma foto minha na praia, que eu tinha partilhado no Instagram, usou a inteligência artificial... e tirou a minha roupa", disse Johanna Villalobos num vídeo partilhado no seu Twitter. "É o meu rosto, mas não é o meu corpo", esclareceu.
Veja o vídeo:
Esta situação veio voltar a colocar na ordem do dia a questão do uso da inteligência artificial para fins menos nobres. Um dos principais receios é o de que a IA possa ser usada como ferramenta de desinformação, já que é muito fácil alterar imagens verdadeiras, criando produtos falsos com um ar muito real, como foi o caso recente do Papa Francisco a usar um impermeável branco de penas até quase aos pés.