Andamos a ouvir falar de uma onda de calor que está aí a chegar, mas a verdade é que esta quarta-feira, 21 de junho, arranca o verão (o solstício de verão começa às 15h58) e aquilo que ainda sentimos é um fresquinho e aquilo que vemos são nuvens no céu, um pouco por todo o território português. Mas isto vai mudar muito, muito em breve.

Ainda assim, e para esta quarta-feira, primeiro dia de verão, as previsões continuam a ser de céu muito nublado, tornando-se gradualmente pouco nublado a partir da manhã, de acordo com o site do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA). Ainda durante a manhã e mais ao final da tarde é mesmo possível que haja aguaceiros ligeiros na zona sul, particularmente no Baixo Alentejo e Algarve. No interior, e comparativamente com o início da semana, é possível que haja uma ligeira descida da temperatura máxima, em especial nas regiões interiores. A Guarda e Viseu podem mesmo tocar em temperaturas mínimas de 11 graus, muito pouco comuns para esta altura. Aveiro ou Faro devem chegar aos 14. A máxima no País será atingida em Beja, com 28 graus. Mas isto é nesta quarta-feira. Porque já na quinta, 22, tudo deve começar a mudar e em força.

De acordo com o IPMA, vem aí tempo quente e seco, com as temperaturas a dispararem. Isto acontece devido a uma "crista anticiclónica entre o Golfo da Biscaia e o arquipélago da Madeira, que dará origem a uma circulação que trará em altitude uma massa de ar com origem no Norte de África", pode ler-se no site do IPMA. As temperaturas máximas deverão estabilizar acima dos 30 graus em quase todo o território, e poderão superar os 40 graus no interior do País. Na região sul, sobretudo no interior alentejano, esperam-se mesmo máximas bem acima dos 40 graus.

As mínimas deverão ficar sempre a tocar os 20 graus ou ligeiramente acima em quase todo o território, o que irá garantir noites tropicais de norte a sul. O fim de semana deverá manter este registo.