Afinal, Rose e Jack cabiam naquela porta ou não? Há quem diga que sim, há quem tenha a opinião contrária, mas parece que só uma pessoa é que vai poder experimentá-la e vir a público com o veredicto: quem a comprou em leilão. Sim, a porta utilizada nas filmagens de "Titanic", em 1997, foi vendida – e não foi nada barata.

Este polémico adereço, que desde há quase 30 anos tem feito os fãs do filme ir à loucura pelo facto de, indiretamente, ter sido responsável pela morte de Jack, interpretado por Leonardo DiCaprio, foi vendido por 718.750 dólares (o equivalente a mais de 664 mil euros), segundo o "The Guardian".

portas
créditos: DR

O adereço encontrou um novo dono, aquando do evento da casa leiloeira Heritage Auctions, intitulado "Treasures from Planet Hollywood", explica a mesma publicação. E não foi o único elemento do filme a encontrar uma nova casa: também o vestido da última cena de Rose, a quem Kate Winslet deu vida, foi vendido, por 118.750 dólares (cerca de 110 mil euros).

A descrição da porta no leilão indica que, afinal, não era bem disso que se tratava. O adereço é, na verdade, uma parte da moldura da porta, que estaria por cima da entrada do salão de primeira classe do navio. Seja como for, desde o lançamento do filme que o tópico tem sido recorrente entre os fãs.

Isto fez com que James Cameron, o realizador, tomasse medidas pelas suas próprias mãos. Em 2022, o cineasta esteve aos comandos daquilo a que chamou de "estudo científico". Chamou um especialista em hipotermia e duplos para os protagonistas, numa tentativa de simular a cena do filme – e chegou-se à conclusão de que não caberiam os dois na porta.

O que comeram os passageiros que estavam a bordo do Titanic? Espreite as ementas do navio
O que comeram os passageiros que estavam a bordo do Titanic? Espreite as ementas do navio
Ver artigo

Adereços do "Titanic" à parte, o leilão também contou com peças icónicas de outros filmes. Foi o caso do chicote de Harrison Ford em "Indiana Jones e o Templo Perdido", que foi leiloado a 484 mil euros, do temível machado de Jack Nicholson em "The Shining", vendido por 115 mil euros, ou até do fato preto de Tobey Maguire em "Homem-Aranha 3", a 115 mil euros.