Só não podemos dizer que uniu a Dama e o Vagabundo, no filme da Disney, porque em vez de carne picada eram almôndegas que estavam no prato. Fora isso, apaixona todos os amantes de um bom prato de massa.
Falamos de esparguete à bolonhesa, a típica refeição italiana que junta carne picada, esparguete e polpa de tomate mas sobre a qual, e segundo o presidente da câmara de Bolonha, em Itália, andámos enganados a vida toda.
A notícia chegou no mês passado mas nem por isso deixa de ser insólita. Em declarações ao canal italiano "RAI", o político afirmou que apesar de a receita ser famosa em todo o mundo, não existe. Ou melhor, não é de Bolonha e, como tal, segundo o autarca, não devia ter o nome pelo qual é mundialmente conhecido. "Nós preferimos que Bolonha seja conhecida por ter inventado pratos como tagliatelle, tortellini ou lasanha", explicou.
Virginio Merola assumiu a causa e é através da sua conta oficial de Twitter que tem publicado fotografias de cartas de restaurantes que vendem esparguete à bolonhesa. O objetivo? Classificar os pratos como "fake news".
A primeira publicação aconteceu a 25 de fevereiro, na qual o político publicou uma fotografia a ementa de um restaurante em Londres para criticar o nome do prato que dizia ser a especialidade do dia.
"Em relação às fakes news, estou a colecionar fotografias de esparguete à bolonhesa um pouco por todo o mundo", escreveu o presidente da câmara.
Virginio Merola deixou ainda um apelo para que os utilizadores partilhassem com ele mais casos destes, para que seja criada uma pequena comunidade de anti-fãs de esparguete à bolonhesa.
Através dos testemunhos que vão surgindo em todo o mundo, Merola pretende apresentar os resultados numa exposição que irá estar presente na FICO Eataly World — a maior feira gastronómica do mundo que decorre entre 9 a 27 de abril.
Mas se é fã de esparguete à bolonhesa, não se preocupe porque pode continuar a fazê-lo, desde que chame o prato pelo verdadeiro nome: Ragù alla Bolognese.
É este o prato típico de Bolonha e que, na verdade, é praticamente igual àquele que é conhecido como esparguete à bolonhesa.
O Ragù é feito à base da mesma carne picada com polpa de tomate e em vez de ser acompanhado com esparguete, é acompanhado de tagliatelle — uma massa mais larga que o esparguete.