Durante um debate sobre dois incidentes de violações em grupo que ocorreram em Palermo e em Caivano, na região de Nápoles, em Itália, Andrea Giambruno, companheiro da primeira-ministra italiana, Giorgia Meloni, deixou um conselho às mulheres para evitarem ser violadas.
"Se vais sair à noite, tens todo o direito de te embebedar, claro. Mas, se não te embebedares e perderes os sentidos, talvez evites certos problemas, porque depois podes encontrar o lobo", disse o jornalista Andrea Giambruno.
A afirmação foi feita no programa que Andrea Giambruno apresenta no canal Mediaset, o "Diario del Giorno", e está a correr o Mundo, envolta em polémica. Entretanto, o jornalista de 42 anos já se veio defender, dizendo que "ninguém neste lugar justificou os atos".
"Foram usados termos muito precisos como 'abominável' e os violadores foram chamados de 'bestas '. Portanto, todos aqueles que distorceram instrumentalmente a realidade do que eu disse, fazem-no ou porque têm má fé ou porque têm sérios problemas de compreensão", adiantou, citado pela CNN Portugal.
"Se eu tivesse dito algo de errado, teria pedido desculpa, mas não é o caso, e nunca existirá um dia em que um político me diz o que devo ou não dizer", reagiu, ainda, o companheiro de Giorgia Meloni e também pai da filha de 7 anos da primeira-ministra italiana, citado pelo "The Guardian".
Duas crianças de 13 anos foram violadas por um grupo de seis adolescentes em Nápoles e uma mulher de 19 anos foi violada por sete indivíduos do sexo masculino, um deles menor de idade, após a terem embebedado, em Palermo. Ambos os casos estão a chocar o país.