A NASA descobriu recentemente um asteroide a aproximar-se da atmosfera da Terra. Foi anunciado no The Minor Planet Center, fundado pela NASA, que o asteroide 2023 BU vai passar perto da Terra no sábado, 21 de janeiro. Prevê-se que a aproximação aconteça por volta das 19h15 da próxima sexta-feira, 27.

O Virtual Telescope Project (VTP) tem um conjunto de telescópios robóticos sediados em Ceccano, em Itália, e que permitem ver os astros no conforto da sua casa. No dia 26 de janeiro, às 19h15 pode entrar no website do VTP para ver a emissão ao vivo da passagem do asteroide 2023 BU. 

NASA faz História e protege a Terra. Sonda colide com asteróide e muda a sua direção (e milhões viram no YouTube)
NASA faz História e protege a Terra. Sonda colide com asteróide e muda a sua direção (e milhões viram no YouTube)
Ver artigo

A rocha vai estar a uma distância de 9800 quilómetros do centro do planeta, o que corresponde a menos de três por cento da distância média entre a Terra e a Lua, e a 3500 quilómetros acima da superfície terrestre, avançou o VTP. Se esta previsão estiver correta, tornar-se-á a quarta rocha espacial a passar mais perto do nosso planeta.

O asteroide tem dimensões bastante pequenas e a trajetória que tem feito indica que não vem na nossa direção. O Center for Near-Earth Object Studies da NASA fez uma estimativa para as dimensões do 2023 BU e calculou que deve ter entre 3,7 e 8,2 metros. Assim, não há qualquer perigo até porque, de acordo com a NASA, é altamente provável que qualquer asteroide com menos de 25 metros queime na atmosfera terrestre antes de embater no solo.

As coisas MAGGníficas da vida!

Siga a MAGG nas redes sociais.

Não é o MAGG, é a MAGG.

Siga a MAGG nas redes sociais.

Fale connosco

Se encontrou algum erro ou incorreção no artigo, alerte-nos. Muito obrigado.