O conhecido ator sul-coreano Lee Sun-kyun, que se popularizou internacionalmente por dar vida ao patriarca da família rica do filme "Parasitas", Park Dong-ik, foi encontrado sem vida no interior de um veículo num parque no centro de Seul, na Coreia do Sul, esta quarta-feira, 27 de dezembro. O ator tinha apenas 48 anos.
A morte do ator foi confirmada pelos serviços de emergência médica sul-coreanos, depois de a polícia ter indicado que Lee tinha sido encontrado inconsciente, sem especificar o local. Inicialmente, a polícia achava que o homem estava ainda com vida, mas o artista tinha um briquete de carvão aceso ao seu lado.
Lee Sun-kyun foi encontrado depois de a sua mulher ter informado a polícia de que ele tinha saído de casa e que tinha encontrado aquilo que parecia ser um bilhete de suicídio, informou a agência noticiosa Yonhap, citada pelo "The Guardian". Após a descoberta do corpo, Lee Sun-kyun foi transportado para um hospital nos arredores da capital sul-coreana, mas já não havia nada a fazer.
Ainda sem uma causa da morte oficial, o ator estava sob investigação, fruto de suspeitas de uso de canábis e outras substâncias psicotrópicas. Esta descoberta prejudicou o seu sucesso no país, privando-o de trabalhos na televisão e de contratos publicitários, de acordo com vários meios de comunicação sul-coreanos.
Lee Sun-kyun é conhecido internacionalmente pelo filme "Parasitas", que ganhou o Óscar de Melhor Filme em 2020 (depois de ter estreado em maio de 2019) e no qual o ator encarnou o patriarca de uma família rica. Em 2021, ganhou um prémio do Screen Actors Guild atribuído ao "elenco de um filme".
Em 2022, o ator foi também nomeado para o prémio de melhor ator nos International Emmy Awards, fruto da sua prestação no thriller de ficção científica "Dr. Brain". No entanto, na Coreia do Sul, Lee Sun-kyun era já uma figura familiar, tendo figurado em séries populares como "Coffee Prince", "Behind The White Tower", "Pasta" e "My Mister".