Desde a passada sexta-feira, dia 9 de setembro, que uma menina colombiana de 10 anos está internada na unidade de cuidados intensivos do hospital Miguel Servet, em Saragoça, Espanha. A razão do internamento prende-se com uma tentativa de suicídio levada a cabo pela menor.
Saray tentou acabar com a própria vida em casa, após o segundo dia de aulas, durante o qual foi alvo de bullying por um grupo de meninas da sua turma. Em causa estava a sua nacionalidade – isto porque as colegas usaram termos pejorativos como "sudaca [abreviatura espanhola para "sul americano"], “colombiana vadia”, incitando a menor a voltar para a sua terra natal, avança o “El Español”.
E as agressões não foram apenas verbais: as colegas espancaram Saray, puxaram-lhe os cabelos e molharam-na, acrescenta a mesma publicação. Estes comportamentos eram recorrentes e arrastaram-se desde o ano letivo anterior, sendo que a carta que a vítima deixou evidenciava o sofrimento por que passou nessa altura.
Além da carta, a criança ainda mandou uma mensagem à avó, que mora na Colômbia, em tom de despedida. Depois da tentativa de suicídio, foi transferida para o Hospital Miguel Servet, em Saragoça, onde permaneceu nos cuidados intensivos durante o fim de semana, com ferimentos graves. Os pais da criança já apresentaram queixa pelo sucedido, na passada segunda-feira, 12.