Belle é uma cadela de 2 anos que tem ajudado a sua dona, Amme Tompkins, que sofre de autismo e de ansiedade, a lidar com esta doença. Esta cadela tem acompanhado a dona em todos os momentos importantes da sua vida, incluindo no nascimento da filha.
A cadela, que pertence à raça staffordshire bull terrier, nunca abandonou Amme, nem mesmo quando esta sentiu que estava na altura de ver nascer a filha. Belle acompanhou a dona na ambulância, no internamento nos cuidados intensivos e ainda na sala de partos após a cesariana.
“A Belle ajuda-me de tantas maneiras. Ela sabe quando estou prestes a ter um ataque de pânico e guia-me até à saída mais próxima. Aperta os botões do elevador e até segura no meu cartão de débito contra a máquina para pagar as coisas quando estamos a fazer as compras”, referiu Amme, citada pela SIC Notícias.
A ideia de ter a cadela presente naquele ambiente hospitalar surgiu de uma parteira que viu como o animal era benéfico para a mulher durante a gravidez. Para levar avante esta ideia, a cadela Belle teve de passar por uma avaliação para ver como reagia à agitação do hospital e às dores da dona. “Ela passou em tudo e ficaram espantados com ela”, apontou a dona, citada pela BBC.
De acordo com esta estação televisiva, quando a dona está stressada ou com dores, a cadela deita-se ao seu lado e dá-lhe o apoio necessário para ajudar a passar esse momento. “Ela deu-me outra coisa em que me concentrar quando tudo o resto estava a acontecer à minha volta”, mencionou Amee.
Amee Tompkins acrescentou ainda que Belle ganhou um prémio nacional pelo trabalho que desempenhou no período em que esteve no hospital e espera que com isso as pessoas mudem as percepções negativas que têm em relação à raça do animal. “Ela é uma cadela muito calma e adorável e merece todo o reconhecimento”, referiu.