Milhares de “peixes-pénis” apareceram, na segunda-feira, 17 de julho, numa praia, na cidade de Rio Grande, na Argentina, tendo o fenómeno captado a atenção de pescadores, banhistas e internautas, devido ao formato cilíndrico e rosado que apresentam.
De acordo com o jornal britânico “Daily Mail”, estes animais deram à costa depois de uma forte tempestade que se fez sentir na tarde de segunda-feira. Esta não é a primeira vez que um fenómeno deste género acontece nesta região. Há alguns anos, as praias do sul do país também se encheram com estes peixes depois de um período de mau tempo.
Esta espécie gosta de enterrar-se na areia, mas as fortes tempestades e as ondulações do oceano podem trazê-los para terra, o que atrai vários pescadores, pois o animal é considerado um excelente isco para a pesca.
Além disso, estes animais marinhos são também muito procurados na Ásia para o seu consumo, devido aos benefícios medicinais que possuem, nomeadamente a elevada concentração de aminoácidos. Este peixe é vendido ainda vivo em mercados de vários países asiáticos, onde são os próprios clientes a escolher o animal que querem consumir. É consumido cru e o seu sabor é descrito como suave, tendo uma textura semelhante à das amêijoas.
O “peixe-pénis” é apontado como sendo uma espécie de verme marinho, apresentando um comprimento que varia entre os 10 e os 30 centímetros. Para além de serem muito apreciados pelo povo asiático, também animais como tubarões, lontras ou gaivotas, têm neste peixe uma fonte de alimento.