Não, não é um tubarão. Também não é um jacaré. E muito menos uma cobra. É bem mais pequena que qualquer um destes animais. A rã-dardo-dourada, ou phyllobates terribilis, é o animal mais perigoso do Mundo devido ao seu veneno, que pode matar até dez adultos.
Este animal vertebrado tóxico existe na Colômbia. O sapo mede apenas cinco centímetros e pesa menos de 30 gramas. Devido a fenómenos como o desflorestação, está em vias de extinção. Apesar do perigo que representa para os humanos, tende a fugir deles.
Vive em média 10 anos, tem hábitos diurnos e é carnívoro, alimentando-se maioritariamente de formigas, lagartos, baratas, besouros, moscas e grilos. A extrema toxicidade deste animal pode dever-se ao facto de consumir muito um tipo de besouro.
E porquê "rã-dardo-dourada"? Porque as tribos indígenas, que já sabiam do potencial venenoso destes anfíbios, passaram a usar a toxina nas pontas dos dardos com os quais caçavam, assim como aponta o jornal espanhol "El País". Este pequeno bicho é capaz de acabar com a vida de dez pessoas.