Em altura de isolamento, são cada vez mais os vídeos que começam a surgir na internet e que mostram a onda de solidariedade para contrastar com o ambiente de pânico e de incerteza. O último vem de Itália, uma das zonas mais afetadas pelo COVID-19, e que obrigou ao fecho de bares, cafés, museus e restaurantes.

Há cerca de 60 milhões de pessoas fechadas em casa numa quarentena forçada para impedir o aumento de casos de contágio, mas nem por isso os cidadãos perdem a esperança.

Desde bater palmas à varanda para demonstrar apoio a todos os profissionais de saúde na luta contra a pandemia ou jogar bingo com os vizinhos pelas janelas, há de tudo um pouco para que o contacto social, ainda que limitado ao mínimo, não seja inexistente — desde que feito com segurança.

COVID-19. Comprou 17.700 embalagens de desinfetante e agora não as pode vender
COVID-19. Comprou 17.700 embalagens de desinfetante e agora não as pode vender
Ver artigo

Foi a pensar nisso mesmo que Maurizio Marchini, um tenor italiano, decidiu fazer da sua varanda o palco. Em solidariedade com os seus vizinhos, cantou o tema icónico "Nessun Dorna" que, composto por Giacomo Puccini, se tornou imortalizado na voz de Luciano Pavarotti. O vídeo da atuação, claro, tornou-se viral com milhares de partilhas nas redes sociais.

Ainda que não seja possível ter essa perceção ao ver o vídeo, sabe-se, através dos vários comentários deixados em resposta ao vídeo do italiano, que foram muitos os vizinhos que saíram à janela para assistir à atuação — que foi recebida com palmas, assobios e muita emoção.

Numa altura em que mais de 12 mil pessoas se encontram infetadas com o COVID-19 em Itália, isto obrigou ao encerramento de várias salas de espetáculo e teatros, afetado concertos e peças que estavam prestes a estrear e cujos trabalhadores estão agora sem trabalho e fechados em casa.