Durante esta semana, mais precisamente na quinta-feira, 20 de abril, vai ser possível observar um raro eclipse solar híbrido, que não voltará a acontecer durante os próximos oito anos. Porém, este acontecimento só será visível nas partes do planeta que estejam por baixo da sombra da lua, e Portugal não está incluído. Para os apreciadores que não querem perder o evento, vai ser disponibilizada uma sessão online em direto.

O "eclipse solar híbrido" é diferente do típico eclipse, explica o "Daily Mail". Este raro fenómeno é uma mistura do eclipse solar total para anelar (em formato de anel), alterando o seu aspeto à medida que a sombra da lua passa pela Terra. Assim, as pessoas são capazes de testemunhar o sol a ser praticamente tapado pela lua, o que causa um dia muito mais escuro do que o habitual enquanto o acontecimento ocorre, seguido de um eclipse solar parcial, à medida que a lua continua a mudar de posição.

Astrónomo acredita que se vai encontrar vida extraterrestre nos próximos 20 anos
Astrónomo acredita que se vai encontrar vida extraterrestre nos próximos 20 anos
Ver artigo

O evento só será visível em algumas partes do Equador, da Austrália ocidental, e do sudoeste asiático, por volta das 11h30, conforme a hora local, revela o "Royal Observatory". Para os que têm oportunidade de testemunhar este fenómeno, é uma oportunidade a não perder, dado que o próximo eclipse solar híbrido só ocorrerá em novembro de 2031.

"Este eclipse só será visível a partir da Austrália, Timor este, Indonésia, no sudoeste do Oceano Índico, e no ocidente do Oceano Pacífíco, enquanto o eclipse parcial será também visível para algumas regiões circundantes", afirmou Greg Brown, um astrónomo do Royal Observatory de Greenwich ao "Daily Mail".

Caso não se encontre em nenhum destes locais, o canal de YouTube "timeanddate" vai mostrar o evento em direto, para que, mesmo virtualmente, tenha a oportunidade de observar o evento raro.

Para as pessoas que o podem observar na vida real, os astrónomos realçam a importância de, tal como em qualquer outro eclipse, não olhar diretamente para o sol enquanto o acontecimento ocorre, seja mediante utilização de óculos de sol, telescópio, binóculos, ou lentes de máquinas fotográficas. Para assistir em segurança basta, por exemplo, fazer um buraco num pedaço de cartão, que por sua vez projeta o acontecimento para uma outra folha lisa. De realçar que nunca deve olhar para o buraco na primeira folha, tal como explica o "wikiHow". Outra forma, consiste em observar o evento com a ajuda de um pequeno espelho, que projete a imagem numa parede lisa, por exemplo.

Veja o vídeo que prevê o percurso do raro eclipse solar híbrido pelo planeta Terra.