Guben, na Alemanha, perdeu metade dos residentes em 30 anos. Para combater a emigração, a autarquia lançou um projeto experimental com o lema “Guben é bom para si”, de forma a atrair os antigos habitantes da cidade e novas pessoas.

Pare de reclamar com quem vai à casa de banho a toda a hora. É uma doença e afeta milhões de pessoas
Pare de reclamar com quem vai à casa de banho a toda a hora. É uma doença e afeta milhões de pessoas
Ver artigo

Quem participar na experiência tem acesso a um apartamento de 60 metros quadrados, mobilado e disponibilizado de forma gratuita. Apenas são cobradas as taxas de serviço de 50€ por semana.

Os participantes podem ficar durante um mês na experiência, mas devem contribuir para a vida da cidade de Guben, junto à fronteira com a Polónia e junto ao rio Neisse, fazendo estágios em empresas locais ou de outra forma, segundo a SIC Notícias.

Um casal que vivia em Offenbach, a 600 quilómetros de distância de Guben, está a participar na experiência e está satisfeito. “Há apartamentos aqui, há espaços para viver que também podem ser alugados e também há empregos. É perfeito para a zona”, disse o homem. Atualmente, estão 17 solteiros, casais e famílias a participar na experiência.