Quando foi resgatada de um abrigo em 2010, com apenas cinco meses, esta gata certamente não sonhava vir a ser uma estrela do digital. Nala é uma siamesa malhada com mais de 4 milhões de seguidores no Instagram, o que faz dela a gata mais famosa nesta rede social.
Varisiri Methachittiphan, mais conhecida por Pookie, e Shannon Ellis são os donos de Nala e de mais cinco gatos e um cão, todos famosos na internet. White Coffee Cat, Luna Rose, Stella e Steve, Spencer e Apollo têm entre 17 mil e quase 2 milhões de seguidores no Instagram.
Todos sabemos que gatos e cães fazem sempre sucesso na internet. Quer seja a brincar com bebés, com balões ou a fazer outro tipo de brincadeira, ninguém fica indiferente a um vídeo com estes animais. Neste caso, a popularidade destes gatos e cão é de tal forma que o casal passou a dedicar-se a tempo inteiro às suas redes sociais.
"A parte mais difícil é que nunca se tem um dia de folga. São 24 horas", explicou Methachittiphan à "CNN Business", sobre a carreira que o casal escolheu de gerir as contas — lucrativas — dos animais. Até porque não são apenas as páginas no Instagram. Também vendem merchandising da Nala, têm um programa no Facebook Watch, estão a construir um site e trabalham com várias marcas. Para se ter uma ideia de quão lucrativo é já este negócio, uma publicação no Instagram de Nala custa mais de 7 mil euros — no mínimo.
Nala foi adotada em 2010 e a conta de Instagram começou em 2012. Na segunda semana, a conta já tinha 500 seguidores. No quarto mês, tinha 50 mil. "Aí pensei 'se calhar temos aqui algo especial'." Varisiri Methachittiphan começou a levar a página de Nala mais a sério e punha o alarme para as cinco da manhã para começar a publicar fotografias, depois de analisar as melhores horas para fazê-lo.
Shannon Ellis, que tinha uma loja, contactou a dona de Nala para enviar uns produtos para a gata, encontraram-se para a entrega dos produtos e hoje estão casados. "A Nala juntou-nos", explica Shannon Ellis.
Os donos de Nala acreditam que a própria já sabe que é famosa e ainda ficam incrédulos com o impacto que ela tem. "As pessoas choram quando a conhecem. Há fãs que viajam de países distantes, como o Japão, e compram dois passes de meet-and-greet. Gostamos de saber quem são esses fãs e até vamos jantar com eles."