Esta é daquelas histórias que davam um filme. É que Kate Pymm e Guenther Baer conheceram-se em 1989, num bar de Devon, um condado de Inglaterra, e daí surgiu um romance que apenas durou dois anos. No entanto, pouco mais de três décadas depois, a chama que unia o casal voltou a acender-se, acabaram por se casar em 2021 e até vão mudar-se juntos para a Alemanha.

Tudo começou quando Kate e Guenther tinham 17 e 23 anos, respetivamente. A mulher, atualmente com 50 anos, estava a visitar Devon, no Reino Unido, assim como o seu (agora) companheiro, que tinha vindo da Alemanha, de onde era natural, para praticar o seu inglês. E encontraram-se por mero acaso num bar, mas Kate apercebeu-se logo da presença de Guenther.

"Lembro-me de eu e a minha mãe sairmos para comer algo nesta linda vila. Entrámos no bar e vi um homem lindo", explicou Kate, citada pela "BBC News". Depois de chegar à conclusão de que Guenther se parecia com um cantor norueguês, Magne Furuholmen, Kate decidiu meter conversa com o turista. A noite correu tão bem que acabaram por decidir que iriam repetir a dose no dia seguinte.

"Conversámos e demo-nos bem, mas tínhamos apenas um dia e meio antes de voltarmos para casa", continuou a explicar a mulher. No entanto, nem a distância os deteve – pelo menos, durante dois anos, já que continuaram a trocar cartas, telefonemas "caros" e até se visitavam um ao outro ocasionalmente.

o
Kate e Guenther em Devon, Inglaterra, em 1989. créditos: Dilvugação "BBC News"

Só que nem isso foi suficiente e, em 1991, Kate decidiu pôr um ponto final ao relacionamento. "Foi de partir o coração, nós amávamo-nos, mas infelizmente fui eu que decidi acabar tudo. Só disse que não conseguia ver uma forma de fazer aquilo funcionar", frisou a mulher, segundo a mesma publicação. Ainda assim, continuaram a escrever cartas um ao outro até 1993, mas isso também deixou de acontecer.

Casal português viajou pelo Mundo e abriu um restaurante com o melhor sushi que conheceu
Casal português viajou pelo Mundo e abriu um restaurante com o melhor sushi que conheceu
Ver artigo

Entretanto, cada um foi à sua vida. Guenther teve três filhos, Kate montou seu próprio negócio de maquilhagem e ambos estiveram casados com outras pessoas, mas rapidamente se divorciaram. Foram precisos cerca de 30 anos para voltarem a reconectar-se, sendo que só o fizeram em novembro de 2020, quando Kate encontrou uma caixa cheia das cartas que o casal, em tempos, trocou.

"Foi a primeira caixa que encontrei", disse a mulher. "Peguei nas cartas, fui até ao quarto, pu-las todas por ordem cronológica e li-as de frente para trás", salientou, acrescentando que esses dias de leitura trouxeram de volta muitas memórias. Nas semanas seguintes, Kate só pensava em Guenther e, depois de muita pesquisa, conseguiu encontrar a sua morada e voltou a escrever-lhe.

"No dia em que recebi a carta dela, fiquei chocado. Tive que pegar no telefone e ligar-lhe, fiquei realmente surpreendido e encantado", disse o homem, citado pela "BBC News". A isto seguiu-se o primeiro (re)encontro do casal, em janeiro de 2021, e a manutenção do contacto diário após o telefonema. Isto tudo culminou, em dezembro desse mesmo ano, em casamento.

Quase dois anos depois, a história de amor da dupla continua viva e de boa saúde, sempre com tendência a evoluir. É que Kate, que mora no Reino Unido, vai deixar a sua vida para trás e mudar-se para a Alemanha com o seu companheiro. "Quando é para ser, é para ser", concluiu a mulher.