Zoom Tha Shit é o nome de um perfil de Instagram bem diferente do que estamos habituados encontrar. Em cada foto o casal combina o look — se ela aparece em tons nude e creme, ele acompanha com os mesmos tons e dá um toque com um padrão leopardo. Há quase sempre comida, como hambúrgueres e sumos, e não há poses ou sorrisos para a câmara. Ambos vão a caminhar e a conversar na rua, como se tivessem sido apanhados por paparazzi.

Ao abrir o Instagram não é possível saber muito mais sobre a identidade deste casal. Além do nome de utilizador, a descrição diz apenas: "Samsara". De acordo com o dicionário, aquela fonte de informação que esclarece qualquer dúvida, a palavra diz respeito à religião: "No budismo e no hinduísmo, ciclo de nascimentos e renascimentos ditado pelo carma". Há outra explicação, mas já lá vamos.

A primeira publicação foi feita a 25 de julho e a descrição diz: "Corações doces", numa alusão à roupa do membro masculino do casal, que usa uma camisola de fundo rosa, cheia de corações vermelhos. Ela usa um outfit todo preto e desportivo.

Esta é a primeira foto do casal no Instagram

Esta primeira fotografia alcançou quase dois mil gostos, número ultrapassado pelas conquistas mais recentes: a última imagem foi publicada a 4 de novembro e o número de gostos subiu para mais de seis mil. Quando aos seguidores, o casal conta já com 28,6 mil.

Alguns dos primeiros comentários das publicações comentam a fonte das imagens. "Quem vos tira as fotografias? Estão fantásticas", diz uma seguidora. Mas há quem não se deixe enganar tão facilmente: "Vocês são atores, modelos — o que é que fazem para serem tão perfeitos?".

Estas são apenas algumas das reações, entre muitas outras que demonstram que os seguidores adoram as fotografias do casal — assim como os looks. "De onde são as botas laranja", "De onde é o hoodie?" ou ainda, "Adoro, vocês são tão fantásticos. De onde é a tua mala? É linda", questionam os vários seguidores que estão mais atentos ao outfit do casal.

Esta é a gata com mais seguidores no Instagram
Esta é a gata com mais seguidores no Instagram
Ver artigo

Ele chama-se Samuel, ela Sara

Apesar de a identidade não ser revelada no Instagram, o site "The Cut" conseguiu saber quem são e qual o objetivo da conta. "O nosso conceito é mostrar as três principais coisas que as pessoas gostam de mostrar nas redes sociais: amor, moda e comida", refere Sara Morsillo, de 22 anos.

Ele chama-se Samuel Batista, tem 21 anos e trabalha a tempo inteiro num bar, razão pela qual a gestão da conta fica a cargo de Sara. Os dois conheceram-se há cerca de um ano na Universidade Sapienza de Roma. Os estudos em Roma já terminaram, mas o casal revelou ao "The Cut" que vai continuar a estudar em Milão.

Depois de traçado o perfil, agora tudo faz sentido: é que "samsara", a palavra da descrição, representa a junção dos nomes do casal, ou seja, "sam" de Samuel e "sara" de Sara Morsillo. Samuel e Sara planeiam a forma como tiram cada fotografia e usam um tripé para captar a imagem.

Ao mesmo site, o casal revela que a ideia é que as fotografias, onde parecem celebridades, mostrem os seus outfits e sejam inspiradoras. Talvez até para eles mesmos, já que na verdade são apenas estudantes e usam calças de cerca de 18€ — ao contrário das peças de luxo com que os seguidores sonham quando veem as fotografias.

"Nas redes sociais não importa quem realmente somos", diz Sam, acrescentando que apesar das pessoas perguntarem quem é que eles são, "na verdade, acho que eles não querem saber. Eles preferem a ideia de que somos alguém. E isso dá-nos muitas possibilidades".

Ainda que o nome da conta (@zoomthashit) pareça não ter significado, o casal explica que vai ao encontro da ideia que querem passar: aumentar o zoom das fotografias das celebridades e procurar falhas, como a "celulite", diz Sara.

Os dois estudantes que vestem roupa barata e passam a ideia de uma vida perfeita e idêntica à dos famosos podem estar mais próximos de atingir esse status do que aquilo que pensavam antes de criar este Instagram. "Começámos como uma piada. Mas agora está a ficar sério", refere Sam. O casal revela que está mesmo a pensar tornar este projeto um trabalho a tempo inteiro, prova de que o feitiço virou-se a favor dos agora influenciadores. 

As marcas começaram a apostar no casal, enviando produtos grátis e a propor alguns conteúdos fotográficos.