Phil Donahue, famoso apresentador de talk show e pioneiro neste tipo de programas, morreu no passado domingo, 18 de agosto, durante a noite, enquanto enfrentava uma doença que já perdurava há vários anos. A notícia foi avançada pelo “Today Show”, da NBC, que explica que o comunicador morreu “rodeado da sua família, incluindo a mulher de 44 anos, Marlo Thomas, a irmã, os filhos, os netos e o seu amado golden retriever, Charlie”.
O apresentador de "The Phil Donahue Show" conduziu mais de seis mil episódios deste famoso talk show, que esteve no ar entre os anos de 1967 até 1996. Conhecido por muitos como o grande pioneiro deste tipo de formato, Phil Donahue abordava “temas contemporâneos e controversos”, segundo a “People”, e foi das primeiras pessoas a levar temas como o aborto, a homossexualidade e a pedofilia à televisão.
Além de ter sido uma grande figura pública neste mundo, o apresentador chegou também a receber a Medalha Presidencial da Liberdade em maio deste ano pelas mãos do presidente Joe Biden, que é a mais alta condecoração civil do país entregue a “indivíduos que tenham feito contribuições exemplares para a prosperidade, os valores ou a segurança dos Estados Unidos, a paz mundial ou outros empreendimentos sociais, públicos ou privados significativos”, segundo o “Today Show”.
Os familiares não revelaram mais detalhes sobre a morte do apresentador, mas esclareceram que donativos podem ser feitos para o hospital de crianças St. Jude Children’s Research Hospital ou para a fundação Phil Donahue/Notre Dame Scholarship Fund.